São Paulo, sábado, 17 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Minas ainda contabiliza prejuízos

THIAGO GUIMARÃES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O mau tempo deu uma trégua ontem em algumas regiões de Minas Gerais. Ontem, a Defesa Civil contabilizava 14 mortes, 57 feridos e 1.325 desabrigados em razão das chuvas no Estado -mesmo número do dia anterior.
O balanço da Defesa Civil, contudo, ainda não havia registrado os danos decorrentes do temporal que atingiu o município de Cataguases, na Zona da Mata, na noite de anteontem.
O rio Pomba subiu seis metros e inundou o centro da cidade. Segundo a prefeitura, que decretou estado de emergência, cerca de 400 pessoas ficaram desabrigadas e quatro casas foram soterradas.
A chuva também isolou os cinco distritos da zona rural do município. A rodoviária, alagada, fechou durante todo o dia. Dois acessos para a cidade vizinha de Leopoldina ficaram prejudicados.
Em Laranjal, também na Zona da Mata, as chuvas da noite de anteontem isolaram distritos, impedindo o escoamento da produção da zona rural. As águas inundaram pelo menos 30 casas -quatro famílias ficaram desabrigadas.
O abastecimento de água no município de Bom Jesus do Galho, na região do rio Doce, foi feito ontem por quatro caminhões-pipa. Não havia previsão de restabelecimento do serviço.
Na madrugada de anteontem, o rio Sacramento inundou a estação de tratamento de água da cidade. "Foi a maior enchente dos últimos 50 anos", afirmou o prefeito do município, padre Aníbal Borges (PT).
Em Matias Barbosa e Juiz de Fora, municípios da Zona da Mata atingidos por inundações nos últimos dias, o nível do rio Paraibuna começou a baixar. "Agora é reconstruir a cidade", disse o prefeito de Matias Barbosa, Carlos Antônio de Castro (PP).
A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para o fim de semana em Minas Gerais é de tempo chuvoso no norte, leste e Vale do Jequitinhonha. Nas demais regiões, tempo parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de chuvas isoladas na região metropolitana de Belo Horizonte e Zona da Mata.


Texto Anterior: Missa lembra morte de 9 da mesma família
Próximo Texto: Sertão de PE também enfrenta inundações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.