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Anvisa pretende lançar regras para o setor neste ano
DA REPORTAGEM LOCAL
A Anvisa (Agência Nacional
de Vigilância Sanitária) espera
lançar, neste ano, sua regulamentação sobre a propaganda
de alimentos. Em novembro,
foi encerrada a consulta pública de 140 dias sobre a regulamentação. Agora, a agência trabalha na sistematização das sugestões para readequar o texto
que poderá mudar a propaganda de alimentos no país.
Durante a consulta pública,
foram quase 250 recomendações e críticas enviadas sobre a
regulamentação. Do total, 32%
das sugestões vieram das próprias indústrias e agências de
propaganda; organizações da
sociedade civil fizeram 25% das
sugestões; instituições de combate ao câncer, 14% do total.
No texto aberto à consulta
pública havia um amplo capítulo sobre a propaganda de alimentos destinada a crianças.
Entre outras determinações, a
regulamentação proíbe propaganda de alimentos com alto
teor de açúcar ou de bebidas
com baixo valor nutricional.
Muitos dos itens também vão
ao encontro das iniciativas adotadas na comunicação das indústrias alimentícias a partir
deste mês. A regulamentação
proíbe, por exemplo, o uso de
personagens admirados pelas
crianças em propagandas.
"As empresas estão perdidas
nessa área porque há uma série
de novas demandas mundiais
com relação à alimentação, e
elas não sabem como se portar", afirma João Mattar, professor de marketing de produtos e serviços para crianças da
ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). "Há vários acordos mundiais sendo
assinados, que são tentativas de
achar um norte no assunto."
Mattar afirma que a eliminação das campanhas para crianças com menos de seis anos,
por exemplo, é ineficaz. Segundo ele, estudos apontam que essas crianças têm pouca influência nas compras. Sem propaganda para elas, diz, as crianças
de seis anos serão influenciadas pelas campanhas feitas para as mais velhas.
(CB)
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