|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Chuva e sobrecarga fazem vôos atrasarem
RITA NAZARETH
da Reportagem Local
A sobrecarga de aeronaves no
aeroporto Galeão (Rio de Janeiro)
e a chuva de ontem atrasaram
quase todos os vôos das companhias aéreas, tanto no trajeto
Rio-São Paulo como no percurso
contrário.
Os atrasos variaram de cinco minutos a pouco mais de 45. Pela
manhã, no horário de pico, que
normalmente vai das 7h15 às 10h,
as aeronaves saíram com praticamente toda sua capacidade de passageiros preenchida.
Até os primeiros vôos da manhã,
que não costumam ter atrasos, retardaram o embarque em até 20
minutos. Por isso, não adiantou
muitas pessoas saírem mais cedo
de casa ou mudar de companhia
para evitar atrasos.
Foi o que aconteceu com o analista de sistemas Antônio Pancha
Paradella, 33, que saiu de sua casa
no Rio de Janeiro às 6h e comprou
a passagem da empresa Rio-Sul
porque acreditava que a saída seria mais rápida que a da ponte aérea (pool das empresas aéreas Varig, Vasp e Transbrasil).
"Não adiantou nada porque o
vôo marcado para as 7h06 acabou
saindo às 7h45", afirma Paradella,
que pegou um táxi ontem no aeroporto de Congonhas às 9h.
"Com essa chuva em São Paulo,
jamais vou conseguir chegar ao
centro da cidade a tempo de participar de uma reunião de negócios.
Foi trabalho perdido."
A ponte aérea teve de cancelar
dois vôos em cada sentido para
tentar normalizar os trajetos.
Já as empresas TAM e Rio-Sul
não cancelaram vôos, mas tiveram
atrasos que chegaram a 30 minutos.
"No aeroporto Santos Dumont,
a sala de embarque ficava muito
perto da aeronave", diz Cláudio
Grossi, um dos gerentes da ponte
aérea de São Paulo .
"Já no Galeão, que é um aeroporto de maiores dimensões, são
necessários ônibus para o transporte de passageiros até a aeronave. Isso atrasa o embarque de passageiros."
Como era o aeroporto Santos
Dumont que fazia a ponte aérea
até o incêndio na madrugada de
sexta-feira, o Galeão, apesar de ser
um aeroporto internacional, não
tem estrutura estrutura montada
para fazer o trajeto.
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|