São Paulo, quarta-feira, 17 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entidade de reitores faz estudo paralelo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Com a participação de 20 universidades, o Crub (Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras) vem realizando, desde 2001, avaliações paralelas às realizadas pelo Ministério da Educação. O objetivo é apontar um diagnóstico das instituições e áreas a serem melhoradas.
O processo envolve desde um auto-estudo, produzido por uma comissão interna da própria universidade, até a visita de avaliadores externos. O resultado é um documento, discutido entre Crub e universidades, com a proposta de mudanças e melhorias.
"Sem avaliação, as instituições não conseguem atender às suas demandas", afirma o presidente do Crub, Paulo Alcântara Gomes. "Ela [a avaliação] precisa ser feita pelos próprios integrantes da academia e levar em consideração também o que a sociedade pensa", diz Gomes.
Para participar, as universidades públicas e privadas aderem ao programa e têm três áreas analisadas: qualidade acadêmica, eficiência administrativa e relevância pública e social.
São 14 itens, que envolvem desde os objetivos da instituição até ensino, pesquisa, relações externas e recursos financeiros.
A comissão de avaliadores externos é formada por especialistas designados pelo Crub e pelas instituições.
De acordo com Gomes, como resultado das avaliações, já foram propostas, por exemplo, mudanças na contratação de docentes e a redefinição da estrutura da universidade.


Texto Anterior: Mal avaliada assinará protocolo
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.