São Paulo, terça, 17 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia faz apreensão recorde de heroína no Rio de Janeiro

da Reportagem Local

A Polícia Federal apreendeu na sexta-feira, no Rio, 950 gramas de heroína, a maior apreensão no país desde 94.
Segundo a PF, a droga estava com o italiano Sérgio Boncristiano, dono de uma pousada em Porto Seguro (BA), que já era investigado por suspeita de ligação com tráfico. A heroína apreendida está avaliada em cerca de R$ 300 mil.
Boncristiano foi preso em flagrante. De acordo com a PF, o italiano se recusou a prestar depoimento, afirmando que só falará em juízo. Ainda segundo a polícia, ele também se recusou a dar declarações à imprensa.
Na sexta, Boncristiano desembarcou no Rio vindo de Nova Delhi, na Índia, e foi seguido pela polícia até um hotel em Copacabana, onde pretendia se hospedar.
No hotel, a bagagem do italiano foi revistada. Segundo a PF, além da heroína foram encontrados nove bastões de haxixe.
A heroína teria sido encontrada em um enfeite com a forma de elefante e nas paredes de um cantil verde. De acordo com a PF, o haxixe estava escondido em um abajur. Boncristiano é proprietário da pousada Barra Forte, em Porto Seguro, onde a polícia suspeita que ele pretendia vender a droga.
Foi a maior apreensão de heroína pela PF desde 94. Em 95 foram apreendidas 5,6 gramas da droga. Em 96 e 97 não houve apreensões.

Consumo
O consumo de heroína já preocupa médicos especialistas no tratamento de dependentes no Brasil.
O Hospital das Clínicas de São Paulo criou, no mês passado um ambulatório especializado no tratamento desses dependentes.
Segundo o coordenador do Grea (Grupo de Estudos sobre Álcool e Drogas) do HC, Arthur Guerra de Andrade, o ambulatório foi criado para prevenir o uso da droga, mas já conta com três pacientes.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.