São Paulo, terça, 17 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre o pediatra Benjamin Spock, autor da "bíblia' do bebê

das agências internacionais

O pediatra norte-americano Benjamin Spock morreu anteontem aos 94 anos em sua casa, em San Diego. A causa da morte não foi divulgada.
As teorias de Spock sobre a criança e os cuidados infantis são seguidas e discutidas há mais de 50 anos, desde que ele lançou o livro "Os Cuidados com o Bebê e com a Criança", em 1946. Esse livro foi considerado um guia para os pais após a 2ª Guerra Mundial. Ele escreveu outros 11 livros.
Em 2 de maio o pediatra faria 95 anos. Nessa data, seu livro celebraria mais de 50 anos sendo editado, alcançando sua 17ª edição. É o livro de não-ficção mais vendido no mundo depois da Bíblia, com mais de 50 milhões de cópias impressas.
De ascendência holandesa, seu principal argumento era de que a paternidade deveria ser divertida. Seu conselho marcou as atitudes de uma geração de pais.
"Falar com os pais como pessoas sensatas, era tudo o que eu queria", costumava dizer.
Ele mudou a teoria da disciplina severa, que incluía horários rígidos para alimentação e restrições aos atos de tocar, beijar e acariciar crianças.
Seus livros ensinaram a milhões como criar uma criança com amor e bom senso.
Seu amor às crianças o levou a se tornar um defensor dos direitos civis e um oponente da Guerra do Vietnã.
Temendo que a guerra se tornasse um desastre nuclear, Spock participou de manifestações que desafiaram a ordem e foi acusado de conspiração. Após um longo julgamento, foi condenado a dois anos de prisão, mas foi liberado.
Spock foi candidato à Presidência em 1972, pelo partido antiguerra "People's Party" (partido do povo) e teve mais de 75 mil votos -o que significou menos de 1% do total.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.