São Paulo, Quarta-feira, 17 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretária recebia "caixinha" para Garib

da Reportagem Local

De acordo com o atual supervisor de Serviços Públicos da Sé, Enio Scomparini do Santos, o procurador da Vega Ambiental, Carlos Aparecido Ferreira Porto, entregava envelopes com a "caixinha" mensal para a secretária do ex-regional João Bento dos Santos.
A funcionária, que está tendo o nome mantido em sigilo e deve ser ouvida nos próximos dias, repassava a arrecadação para o administrador e para o atual deputado estadual Hanna Garib (PPB), de acordo com o relato. Garib, ex-vereador, é controlador político da Administração Regional da Sé.
Scomparini foi apresentado em 96 pelo então administrador regional da Sé, Victor David, ao vereador Garib e passou a trabalhar em sua campanha à reeleição na Câmara.
A partir de então, admite, recebeu três promoções, "provavelmente a pedido do vereador", passando pela Sé e pela SAR (Secretaria das Administrações Regionais). A testemunha disse que voltou para a Regional da Sé no último dia 3.
Scomparini saiu de férias no dia 10, mas admite ter sido omisso nos sete dias em que respondeu pela fiscalização da limpeza. "Eu deveria ter checado o serviço pessoalmente, mas meu filho estava na UTI e não pude fazer isso", disse.
Antes disso, no entanto, segundo o próprio Scomparini, ele sabia da existência de um esquema para relaxamento da fiscalização da limpeza pública da região.
"O regional exigia o dinheiro da Vega para que os engenheiros assinassem as planilhas irregulares", disse Scomparini. "A entrega era feita pelo Carlos, da Vega."
O engenheiro diz ter ouvido Carlos Aparecido Ferreira Porto dizendo para Adão Castanheiro Martins, outra testemunha do caso, que os envelopes com o dinheiro já estavam com a secretária do regional. Na época -maio de 97- , Castanheiro era supervisor de Serviços Públicos. Castanheiro, que estava depondo até a conclusão desta edição, já havia admitido que, quando respondia pela fiscalização da limpeza pública, aplicou apenas duas multas na Vega.
A polícia vai pedir a quebra de sigilo bancário e fiscal de Scomparini, Castanheiro e Porto. (SC)




Texto Anterior: Supervisor aponta esquema no lixo da Sé
Próximo Texto: Vega não se pronuncia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.