São Paulo, Quarta-feira, 17 de Março de 1999
Texto Anterior | Índice

Refrigerante artesanal pode ter matado criança em Salvador

CHRISTIANNE GONZÁLEZ
da Agência Folha, em Salvador

Depois da cachaça contaminada por metanol, que provocou a morte de 37 pessoas na Bahia em menos de um mês, outra bebida sob suspeita de contaminação pode ter provocado a morte de uma criança em Salvador.
Morto anteontem, o estudante Evandro Rodrigues de Oliveira, 8, foi internado às pressas, na terça-feira da semana passada, no HGE (Hospital Geral do Estado), depois de ter ingerido uma garrafa de refrigerante feito de forma artesanal.
O diretor do HGE, Carlos Costa Neto, disse que o estudante chegou ao hospital com intoxicação grave e teve que ser internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
"Evandro já chegou ao hospital com insuficiência respiratória e entrou em coma pouco tempo depois", disse Neto.
A Secretaria da Saúde do Estado informou que o exame de urina do estudante apontou a presença de carbamato -substância utilizada na fabricação de veneno para matar ratos.
Resultados parciais do laudo cadavérico feito pelo Instituto Médico Legal Nina Rodrigues também confirmaram o envenenamento do estudante.
Outra criança que dividiu um litro da bebida com Evandro de Oliveira também foi internada no HGE com tontura e ânsia de vômito.
O estudante Júlio Paim Lima, 11, foi submetido a lavagens estomacal e intestinal e obteve alta na última quinta-feira.
Júlio Paim Lima disse à polícia que comprou a garrafa de refrigerante de um ambulante instalado na rodoviária de Salvador.
A Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado foi até o local indicado pelo estudante para recolher amostras do refrigerante, mas não conseguiu localizar o ambulante que teria comercializado a bebida.


Texto Anterior: Vacinação vai atender idosos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.