UOL


São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em BH, prefeito petista recebe nota 5,3 e se diz vítima das chuvas

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Após um ano e quatro meses de gestão, a avaliação do prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), apresentou oscilações e variação desfavoráveis em relação a dezembro de 2002, revela pesquisa Datafolha, de 31 de março. Sua nota média foi 5,3.
Oscilou negativamente dois pontos percentuais (de 35% para 33%) na opinião dos que o aprovam. A avaliação negativa subiu de 11% para 15%. Fora da margem de erro da pesquisa, que é de cinco pontos percentuais, a parcela da população que considera a gestão regular caiu de 44% para 38%.
Desde a semana passada, Pimentel é o prefeito de fato. Até então, estava como prefeito interino, já que seu antecessor, Célio de Castro, também do PT, estava de licença por causa de um derrame cerebral. Está agora aposentado.
O economista Pimentel segue à risca a linha política de seu antecessor, ao qual está ligado desde que o PT chegou à prefeitura, em 1993. Célio se reelegeu em 2000 com a proposta de ampliar as alianças políticas com partidos e com a sociedade organizada.
A principal crítica que o líder da oposição, vereador Alexandre Gomes (PSDB), faz é em relação ao que chama de "falta de ousadia" para realizar grandes obras.
Conhecedor dessa crítica desde a eleição de 2000, o PT desencadeou uma obra de R$ 74 milhões, que é a recuperação da lagoa da Pampulha. Demais projetos dependem de financiamentos.
"A avaliação que faço é positiva", disse Pimentel, que analisou o resultado da pesquisa considerando os "muitos problemas" que enfrentou em janeiro e fevereiro por causa das chuvas e seus danos à cidade. "Apesar da calamidade meteorológica e dos problemas ocasionados, agimos para amenizar os riscos. Boa parte da população entendeu isso."


Texto Anterior: Pesquisa no Rio tem margem de erro de 4 pontos
Próximo Texto: Panorâmica - Pará: Doença misteriosa mata três crianças
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.