São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado crê que escolas escolherão os ciclos

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A Secretaria da Educação acredita que, aos poucos, as escolas que optaram pelo sistema de séries vão retomar os ciclos.
O governo mineiro está acompanhando o trabalho das escolas e oferecendo cada vez mais subsídios para as professoras, disse a superintendente de Desenvolvimento de Ensino, Maria Constança Dutra Rocha.
O resultado das discussões realizadas nas escolas agradou a secretaria, que imaginou uma adesão maior às séries, além dos 32,6%. "(A opção por ciclos) foi além da nossa expectativa", disse Constança.
Segundo ela, a unanimidade do sistema de ciclos virá naturalmente nos próximos anos. "São culturas que temos que quebrar. Em educação, tudo é a longo prazo."
A autonomia dada pelo secretário da Educação de Minas, Murílio Hingel, para que as escolas optassem pelo sistema, disse Constança, visou democratizar a discussão e corrigir a "imposição" do governo anterior.
A decisão de Hingel foi contestada no ano passado pelo seu antecessor, João Batista dos Mares Guia, que trabalhou pela implantação dos ciclos no governo de Eduardo Azeredo (PSDB).
Ele disse que foi uma "atitude política" do governo de Itamar Franco (sem partido) acabar com a exclusividade dos ciclos.
Em 1997, quando vigoravam os ciclos no governo Azeredo, Minas Gerais obteve a melhor média no exame nacional do Ministério da Educação.

Consultores
A Secretaria da Educação montou uma equipe de sete consultores permanentes para acompanhar o trabalho no Estado. São educadores, como Miguel Arroyo, que vêm acompanhando o sistema de ciclos.
Constança disse que programas de capacitação já estão vigorando em todas as superintendências de ensino e o acompanhamento está sendo feito. Esse trabalho visa ampliar as discussões para que mais escolas adotem o ciclo.
Foi por meio de ampla discussão que a superintendência de Sete Lagoas (a 80 km de Belo Horizonte), que reúne 18 cidades, já conseguiu a adesão de 95% das escolas.


Texto Anterior: Educação: Ensino por série é retomado em escolas mineiras
Próximo Texto: Mães de alunos elogiam o sistema de avaliação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.