São Paulo, terça-feira, 17 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SP quer entorno de monotrilho "menos feio"

Medo é que via elevada degrade a vizinhança

EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO

O Metrô terá de fazer obras para reduzir o impacto na paisagem do "feio" monotrilho que vai ligar o aeroporto de Congonhas ao Morumbi.
As diretrizes para a redução do impacto visual da linha 17-ouro foram aprovadas pela prefeitura. Elas devem ser exigidas no licenciamento ambiental da obra.
A linha 17-ouro será construída em via elevada, uma espécie de "minhocão" por onde passará o trem. Moradores da região criticam a obra por considerarem que isso deve degradar a região e, consequentemente, desvalorizar os imóveis do entorno.
"O que a gente podia fazer era mitigar o impacto na paisagem. Tudo o que é elevado degrada. Mas transporte coletivo é prioridade", afirmou Regina Monteiro, diretora de paisagem urbana da SP-Urbanismo (empresa municipal de projetos urbanos).
As diretrizes sugerem a construção de ciclovias, parques e praças nas áreas por onde o monotrilho vai passar, que devem ser implantadas antes do início da operação do monotrilho.
O Metrô informou que vai cumprir os pedidos. "As diretrizes são coincidentes com as premissas e posturas que o Metrô teve e tem na implantação de novas linhas e estações na cidade", informou.
A primeira fase da linha 17-ouro, entre Congonhas e a marginal Pinheiros está prevista para 2014.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Campanha estimula prevenção do câncer
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.