São Paulo, sexta-feira, 17 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SISTEMA PRISIONAL

Para ele, questão interna motivou rebelião

Após motim com 5 mortos, Alckmin destaca redução no número de fugas

DA REPORTAGEM LOCAL

DA AGÊNCIA FOLHA

Um dia depois do final da rebelião que resultou na morte de cinco presos na penitenciária de Presidente Venceslau (620 km de SP), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) celebrou o fato de não ter havido nenhuma fuga no local.
Alckmin voltou a dizer que as mortes ocorreram por uma questão interna entre os presos. "Ninguém escapou, infelizmente presos morreram pelos próprios presos, em questão interna", afirmou durante evento, ontem, no Palácio dos Bandeirantes.
Alckmin comemorou ainda o baixo índice de fugas no ano passado nas penitenciárias do Estado, que foi de 0,13%, segundo ele.
O governador voltou ainda a negar uma crise no sistema prisional. Segundo ele, o problema mais grave era a superlotação nas cadeias -o que, diz ele, já vem sendo resolvido.
Também rebateu as críticas do especialista em políticas públicas de segurança Wálter Maierovich, que afirmou que o governo divulgava afirmações falsas ao dizer, em ocasiões anteriores, que o PCC havia acabado.
"Não sei quem disse que o PCC tinha acabado, nunca se pôde dizer isso isso. É uma luta permanente, você tem batalhas todo dia, e a gente tem que enfrentar", disse. O diretor do Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado), Godofredo Bittencourt, disse em novembro de 2002 que o PCC era "uma organização falida e desmantelada".

Rebelião
A Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo informou ontem que 35 presos da Penitenciária de Presidente Venceslau, entre eles os líderes da rebelião, foram transferidos para outras unidades do Estado.
Ontem à tarde, engenheiros da Secretaria da Administração Penitenciária permaneciam no presídio fazendo levantamento dos prejuízos causados pela rebelião. Segundo funcionários, praticamente tudo foi destruído.


Texto Anterior: Violência: Comerciante é morto por ladrões em Moema
Próximo Texto: Multimídia: Motim é notícia na imprensa européia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.