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TRAGÉDIA EM PERUS
A exemplo do que aconteceu em 28 de julho, quando 9 morreram, a falha foi novamente no pantógrafo
Trem volta a parar na estação Jaraguá
DA REPORTAGEM LOCAL
Um trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) voltou a parar ontem à tarde na estação Jaraguá (zona noroeste de SP) em razão de falta de
energia no trecho.
O pantógrafo, cabo responsável
pela alimentação elétrica do veículo, enroscou na rede aérea e a
derrubou, impedindo o trânsito
dos veículos entre as estações de
Pirituba e Perus (também na zona
noroeste), onde aconteceu um
acidente, no dia 28 de julho, que
matou nove pessoas e feriu 104.
Segundo a CPTM, faltou energia ontem por volta das 15h entre
as estações de Pirituba e Perus. Os
passageiros foram retirados do
trem e foi acionado o Paese (Plano de Apoio às Empresas em Situação de Emergência), que funcionou com 80 ônibus.
A situação foi normalizada por
volta das 17h30. A rede elétrica
voltou a funcionar e os trens passaram a trafegar normalmente.
História repetida
No dia 28 de julho, a composição 127 da CPTM também havia
parado na estação Jaraguá pelo
mesmo motivo: queda de energia
provocada por falha na rede elétrica da companhia.
Depois de cerca de duas horas
estacionado, o trem perdeu os
freios e, por causa do declive do
terreno, desceu desgovernado e se
chocou com a composição 145,
que estava em Perus.
O acidente foi o mais grave envolvendo trens nos últimos 13
anos, no Estado de São Paulo, e
colocou em xeque o sistema de segurança da CPTM.
O resultado da comissão de sindicância interna da companhia
indicou falha humana do maquinista Osvaldo Pierucci como causa do choque.
Segundo a CPTM, ele não colocou um calço para segurar o trem.
Entretanto, inicialmente as investigações tinham como alvo uma
série de falhas operacionais da
companhia, inclusive a queda da
rede elétrica.
De acordo com usuários e o Sindicato dos Ferroviários do Estado
de São Paulo, é comum o pantógrafo enroscar na rede elétrica e
paralisar a circulação de trens.
Segundo o sindicato, não haveria perigo de o trem que parou
ontem perder os freios, repetindo
a história da tragédia em Perus. O
modelo da composição (um dos
trens espanhóis importados pelo
governo do Estado) trava as rodas
quando há falta de energia.
Houve confusão na estação de
Pirituba em virtude da paralisação dos trens. Os ônibus acionados pelo Paese não foram suficientes para atender os usuários
no horário de pico. Cada trem
tem capacidade para transportar
2.000 passageiros. Os ônibus levam, em média, 60 pessoas.
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