São Paulo, quinta-feira, 17 de agosto de 2000


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TRAGÉDIA EM PERUS
A exemplo do que aconteceu em 28 de julho, quando 9 morreram, a falha foi novamente no pantógrafo
Trem volta a parar na estação Jaraguá

DA REPORTAGEM LOCAL

Um trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) voltou a parar ontem à tarde na estação Jaraguá (zona noroeste de SP) em razão de falta de energia no trecho.
O pantógrafo, cabo responsável pela alimentação elétrica do veículo, enroscou na rede aérea e a derrubou, impedindo o trânsito dos veículos entre as estações de Pirituba e Perus (também na zona noroeste), onde aconteceu um acidente, no dia 28 de julho, que matou nove pessoas e feriu 104.
Segundo a CPTM, faltou energia ontem por volta das 15h entre as estações de Pirituba e Perus. Os passageiros foram retirados do trem e foi acionado o Paese (Plano de Apoio às Empresas em Situação de Emergência), que funcionou com 80 ônibus.
A situação foi normalizada por volta das 17h30. A rede elétrica voltou a funcionar e os trens passaram a trafegar normalmente.

História repetida
No dia 28 de julho, a composição 127 da CPTM também havia parado na estação Jaraguá pelo mesmo motivo: queda de energia provocada por falha na rede elétrica da companhia.
Depois de cerca de duas horas estacionado, o trem perdeu os freios e, por causa do declive do terreno, desceu desgovernado e se chocou com a composição 145, que estava em Perus.
O acidente foi o mais grave envolvendo trens nos últimos 13 anos, no Estado de São Paulo, e colocou em xeque o sistema de segurança da CPTM.
O resultado da comissão de sindicância interna da companhia indicou falha humana do maquinista Osvaldo Pierucci como causa do choque.
Segundo a CPTM, ele não colocou um calço para segurar o trem. Entretanto, inicialmente as investigações tinham como alvo uma série de falhas operacionais da companhia, inclusive a queda da rede elétrica.
De acordo com usuários e o Sindicato dos Ferroviários do Estado de São Paulo, é comum o pantógrafo enroscar na rede elétrica e paralisar a circulação de trens.
Segundo o sindicato, não haveria perigo de o trem que parou ontem perder os freios, repetindo a história da tragédia em Perus. O modelo da composição (um dos trens espanhóis importados pelo governo do Estado) trava as rodas quando há falta de energia.
Houve confusão na estação de Pirituba em virtude da paralisação dos trens. Os ônibus acionados pelo Paese não foram suficientes para atender os usuários no horário de pico. Cada trem tem capacidade para transportar 2.000 passageiros. Os ônibus levam, em média, 60 pessoas.


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