São Paulo, domingo, 17 de agosto de 2003


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cratera na zona sul é tombada pelo governo

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Uma cratera na região de Parelheiros (zona sul de São Paulo), formada possivelmente pela queda de um cometa de 250 metros de diâmetro, acaba de ser tombada pelo governo do Estado.
O buraco de 3,6 km de diâmetro é, provavelmente, a única cratera de impacto perto de uma grande cidade.
O geólogo Jorge Hachiro, 53, do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental do IGC (Instituto de Geociências da USP), explica que a cratera foi identificada por exclusão como marca deixada por um corpo celeste: "O formato é bastante característico, e não há sinais de que tenha sido formada por um vulcão ou pelo desabamento de uma caverna".
A definição só veio nos anos 80, com a descoberta de que o fundo da depressão causada pelo impacto estava coberto por cerca de 300 m de sedimentos de origem orgânica (turfa).
Como não foram encontrados resquícios do corpo que abriu o imenso buraco, supõe-se que ele tenha sido um cometa -formado apenas por gelo e poeira, que se dissipariam de forma razoavelmente rápida após atingirem o solo. Por causa da falta de material proveniente do impacto, também é difícil dizer quando exatamente ele ocorreu, embora o grau de preservação da cratera indique algo entre 36 milhões e 50 milhões de anos atrás.
Hachiro diz que a idéia original do tombamento era transformar toda a região em área de proteção geológica e ambiental, o que se tornou mais difícil depois da ocupação de parte da área por loteamentos. "Com a contenção da ocupação, acho perfeitamente factível preservar de 70% a 80% da área da cratera."


Texto Anterior: Dono de imóvel protegido terá isenção de IPTU
Próximo Texto: Danuza Leão: A sabedoria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.