São Paulo, domingo, 17 de agosto de 2003


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Orquestra de médicos faz 14 anos

JULIO ABRAMCZYK
Neste mês de agosto completa 14 anos de atividades uma orquestra diferente das outras: seus músicos são também médicos. Em 1989, quando alguns médicos do Hospital Israelita Albert Einstein realizavam encontros musicais isolados, o médico Jacques Pinus teve a idéia de reuni-los para viabilizar a formação de uma orquestra.
Inicialmente uma orquestra experimental de médicos do hospital, transformou-se na Orquestra Filarmônica dos Médicos do Hospital Israelita Albert Einstein. Os "musimédicos", como os denomina o maestro Nasari Campos, ensaiam regularmente uma vez por semana.
Esses encontros, além do objetivo musical, funcionam como autêntica terapia para combater o estresse natural da profissão, explica o maestro. Como todos os músicos são profissionais da medicina, a atividade musical é exercida voluntariamente.
A orquestra realiza concertos em congressos médicos e em eventos filantrópicos. O concerto da quarta-feira, dia 20, às 21h, no auditório da entidade beneficente B'nai B'rith (rua Caçapava, 105), terá por finalidade angariar fundos para distribuir o leite Nan 1 para crianças carentes.
Informações sobre o concerto e sobre como participar da orquestra podem ser obtidas no Centro de Estudos do Albert Einstein, tel. 0/xx/11/3747-0300.

E-mail - julio@uol.com.br

CIÊNCIA
Diretor de museu de Barcelona fala em SP
O físico Jorge Wagensberg, diretor do Museu de Ciência de Barcelona, Espanha, profere palestra terça-feira, dia 19, às 15h, na Estação Ciência (tel. 0/xx/11/3675-8828), sobre formas geométricas e formas criadas pela mente humana, com base em exposições do museu de Barcelona. Wagensberg é considerado um dos diretores de museus de ciência mais criativos do mundo.

DISCUSSÃO
Simpósio debate cura do câncer
Em comemoração aos 50 anos de fundação do Hospital do Câncer, 20 convidados nacionais e do exterior debatem questões relativas à cura do câncer no centro de convenções do Grand Hyatt São Paulo (av. Nações Unidas, 13.301), de 21 a 23 de agosto.

PELE
Encontro reúne especialistas em melanoma
A incidência do melanoma no Brasil, um tipo de câncer de pele, e suas características epidemiológicas estão entre os temas da 5ª Conferência Brasileira sobre Melanoma, dias 22 e 23, que acontece em São Paulo sob a presidência do médico Mauro Y. Enokihara. Entre os convidados está o brasileiro Miguel Burnier Jr., chefe do Departamento de Patologia da Universidade McGill, em Montreal, Canadá.



Texto Anterior: Infarto lidera causa de parada
Próximo Texto: Rio: Médico encontra vida tranquila na Rocinha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.