São Paulo, domingo, 17 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantão Médico

Circuncisão protege contra o HIV

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Algumas pesquisas sobre circuncisão masculina (a retirada do prepúcio, pele que cobre a glande do pênis) vêm mostrando que este procedimento permite reduzir a taxa de infecção pelo HIV. Uma delas, coordenada pelo médico Robert C. Bailey, realizada no Quênia, África, foi apresentada durante a 17ª Conferência Internacional sobre Aids, realizada recentemente na Cidade do México. O estudo verificou o número de infectados entre dois grupos: os circuncidados (24 homens) e não-circuncidados (65). Análise estatística mostrou que o método diminui em 64% a possibilidade de contaminação pelo HIV. O professor Bertran Auvert, da França, disse que a circuncisão, além de reduzir as infecções pelo HIV em 60%, também diminui em 40% a infecção pelo HPV, o que seria também um método indireto de limitar o risco de câncer genital nas mulheres.

Homenagem a dentistas
O presidente do Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), Emil Adib Razuk, recebe dia 23 da Câmara Municipal de Campinas o Diploma de Honra ao Mérito Prof. Zeferino Vaz, por sua atuação na organização do concurso "A Saúde Bucal" no Estado de São Paulo, considerado pela Unesco importante programa pedagógico sobre saúde bucal para escolares. A solenidade será realizada no Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas, onde também o Crosp e a comissão das Comemorações do 1º Centenário da Imigração Japonesa no Brasil homenageiam os dentistas nikkeis.

julio@uol.com.br



Texto Anterior: Mais Saudável
Próximo Texto: HC terá curso de emergência clínica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.