São Paulo, segunda, 17 de agosto de 1998

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SP esconde "pegadinhas'

da Reportagem Local

O motorista precisa redobrar a atenção para não cair nas "pegadinhas" dos radares fotográficos de velocidade da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
São radares que ficam localizados em avenidas que apresentam limites de velocidade diferentes na sua extensão ou estão instalados na saída de rodovias.
Uma das "pegadinhas" mais conhecidas é a da avenida 23 de Maio. Considerado um dos principais corredores viários da cidade, ela tem três limites de velocidade diferentes: 80 km/h (via semi-expressa), 70 km/h (travessa da Moreira Guimarães) e 60 km/h (altura da Washington Luiz).
"Isso realmente pode acontecer e a única coisa que eu posso dizer é que o motorista dirija atento", disse o presidente da CET, Nelson Maluf El Hage. "Os radares são programados de acordo com a geometria e a característica de segurança de cada via, e não pela vontade da CET", completou.
Para os motoristas, outro ponto que pode levar o motorista ao erro é avenida Ricardo Jafet, que fica na saída da rodovia dos Imigrantes. O limite de velocidade da estrada é de 120 km/h. Assim que termina a jurisdição da Ecovias, o motorista é obrigado a baixar imediatamente a velocidade para 90 km/h, para se adaptar à sinalização da CET e escapar do radar.
São Paulo tem 120 pontos de fiscalização eletrônica de velocidade. O presidente da CET contesta a reclamação de motoristas sobre a falta de sinalização nos pontos com radar.
El Hage informou que a CET vai instalar faixa de panos nas avenidas com fiscalização eletrônica de velocidade para reforçar a sinalização. (GN)



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