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ACIDENTE AÉREO
Peça se desprendeu do motor e rompeu a fuselagem da aeronave; passageira morta teve traumatismo craniano
Mulher morre após pane em avião da TAM
JAIRO MARQUES
DA AGÊNCIA FOLHA
RENATA DE GÁSPARI VALDEJÃO
DA REPORTAGEM LOCAL
Uma passageira morreu após
um problema ainda não identificado em um dos motores de um
Fokker 100 da TAM ter provocado o rompimento da fuselagem e
a despressurização do avião.
A aeronave fez um pouso forçado anteontem à noite, em Belo
Horizonte (MG). Outras três pessoas ficaram feridas levemente,
segundo a assessoria de imprensa
da empresa aérea.
O vôo 9755, fretado pela agência
turística CVC, havia decolado às
18h27 de Recife (PE) com destino
ao aeroporto de Congonhas, em
São Paulo, e escala em Campinas
(SP), levando 82 passageiros.
Quando sobrevoava Minas Gerais, uma peça se desprendeu da
turbina direita, a cerca de 30 mil
pés (9.144 m) de altura, atingindo
a janela da poltrona 19E, o que
causou a despressurização e a
morte da passageira que ocupava
o assento, Marlene Aparecida Sebastião dos Santos, 48, de Jacareí
(75 km de São Paulo).
Pouso de emergência
De acordo com a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), a torre de comando do aeroporto de Confins
recebeu um pedido de pouso de
emergência às 20h30. Às 20h41 a
aeronave pilotada pelo comandante Marcelo Seda pousou.
A equipe de bombeiros e de socorristas do aeroporto foi acionada para dar assistência aos passageiros que, segundo a Infraero,
desembarcaram em pânico da aeronave. Havia muito sangue e objetos espalhados na cabine de passageiros, segundo testemunhas.
Até a noite de ontem, a TAM
não sabia precisar se o objeto atingiu a passageira ou se ela morreu
exclusivamente em consequência
da mudança de pressão.
Segundo o IML (Instituto Médico Legal) de Belo Horizonte, Marlene foi vítima de traumatismo
craniano. O laudo com detalhes
sobre as circunstâncias da morte
da passageira será divulgado ainda nesta semana.
Segundo a companhia, além
dos 82 passageiros havia quatro
comissárias de bordo e dois pilotos no vôo 9755.
O aeroporto de Confins ficou fechado para pousos e decolagens
por quase duas horas após o pouso de emergência.
Todas as pessoas que estavam
na aeronave, segundo a TAM,
passaram a madrugada de domingo em hotéis de Belo Horizonte e tiveram médicos e psicólogos à disposição.
Ontem, às 8h44, o vôo 3201 da
TAM pousou em Congonhas, em
São Paulo, com 54 passageiros
que estavam na aeronave com
problemas. Outras 15 pessoas
chegaram no vôo 3205, que decolou às 10h50 de Belo Horizonte,
chegando a São Paulo às 11h55.
Os demais passageiros não quiseram retornar a São Paulo de
avião. A TAM providenciou
transporte terrestre para que eles
chegassem a Congonhas.
O corpo de Marlene dos Santos
saiu de Belo Horizonte às 16h40
com destino ao aeroporto de São
José dos Campos. O avião chegou
por volta de 18h. O corpo foi para
o velório Campo Santo, em Jacareí. O enterro será hoje, no cemitério Municipal Avareí.
Aeronave
A TAM, em nota oficial, informou que o Fokker acidentado foi
fabricado em 1994, tinha apenas
sete anos de uso e foi comprado
diretamente do fabricante.
Ainda segundo a nota, o motor
Rolls Royce foi revisado pelo fabricante recentemente e a última
revisão do avião foi feita em agosto último, o que a deixa "em dia
com seu plano de manutenção".
A assessoria de imprensa da
TAM informou que não vai se
pronunciar sobre detalhes do acidente até a conclusão de um laudo
pela Aeronáutica. A empresa vai
acionar a Rolls-Royce para ajudar
nas investigações.
A relação de passageiros não foi
divulgada pela TAM e pela CVC.
Pelo menos 27 dos 82 ocupantes
do vôo são de Campinas.
Ontem, Guilherme Paulus, sócio-proprietário da CVC, disse
que o acidente foi "grave" e que as
causas devem ser investigadas.
"A TAM nos informou sobre o
acidente e está tomando todas as
providências. Ficamos alarmados
com a proporção do acidente. Felizmente, não houve mais mortos
ou feridos", afirmou Paulus.
Colaboraram as Regionais
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