São Paulo, terça-feira, 17 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Marco Aurélio, Rio é responsável

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Marco Aurélio Mello, classificou ontem de "balela" a proposta de transformar o presídio estadual Bangu 1 em "presídio federal" e afirmou que a responsabilidade pela rebelião, ocorrida na última quarta-feira, é do governo estadual do Rio de Janeiro.
"Vou ser carioca na resposta [sobre uma possível alteração do complexo penitenciário]. Simples balela. Rótulo, simples rótulo", disse o presidente, que destacou a necessidade de uma "correção de rumo" na política prisional.
"Precisamos consertar o sistema penitenciário brasileiro, afastando aqueles que tenham claudicado na arte de proceder. Foi o que, acredito eu, ocorreu na penitenciária de segurança máxima Bangu 1", disse Marco Aurélio.
O presidente do STF descartou qualquer responsabilidade por parte do governo federal na briga de facções dentro da penitenciária, que terminou com a morte de quatro traficantes.
"A responsabilidade é estadual. Nós vivemos em uma federação e precisamos respeitar a autonomia das unidades, a autonomia governamental e também a autonomia legislativa", afirmou.
O tema entrou para a agenda dos presidenciáveis. O petista Luiz Inácio Lula da Silva teme uma possível repercussão negativa em sua candidatura, já que a governadora do Rio é Benedita da Silva (PT). O candidato governista, José Serra (PSDB), por sua vez, não quer que o incidente seja relacionado ao governo federal.


Texto Anterior: Delegado indicia 3 por mortes em Bangu 1
Próximo Texto: Celsinho escreve carta à Benedita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.