São Paulo, segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acessibilidade aumenta nos novos ônibus

DA REPORTAGEM LOCAL
DA REDAÇÃO

Por um lado, a redução de bancos é um desconforto para os passageiros que estão cansados. Por outro lado, podem trazer outros benefícios, que não se limitam à maior capacidade.
Simão Saura Neto, superintendente de serviços veiculares da SPTrans (empresa municipal que cuida do transporte coletivo), diz que, em São Paulo, a perda de bancos nos ônibus se deu acompanhada de vantagens como maior acessibilidade e velocidade, por exemplo.
Muitos dos novos coletivos adquiridos pelas viações têm piso baixo para facilitar a entrada -algo que já elimina os espaços de assentos que ficariam, internamente, justamente em posição acima dos pneus.
A reserva de espaço para portadores de deficiência física também leva a uma redução de ao menos quatro assentos, afirma Simão Saura Neto.
Além disso, com a implantação de corredores de ônibus na faixa da esquerda para aumentar a velocidade média, foram inseridas portas nos dois lados -com redução de bancos.
Essas mudanças variam conforme os modelos -e, na frota de 15 mil veículos cadastrada pela SPTrans, existem praticamente 200 tipos diferentes.
No metrô, a linha 4-amarela terá a menor quantidade de bancos do sistema, mas os vagões devem ser interligados, permitindo que os passageiros caminhem entre eles em busca de mais espaço. "O conforto para quem está em pé aumenta", afirma Peter Alouche, que é especialista em transporte.
Os trens mais novos também devem ter vantagens como ar-condicionado, além de melhor fluxo de embarque e desembarque pelo novo layout.
Marcos Bicalho, da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), defende que, para não afastar a classe média, uma alternativa é oferecer opções seletivas de transporte -com alguns veículos mais confortáveis, que só transportam usuários sentados, porém com tarifa mais cara. (AI e LAS)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: SPTrans diz que mudanças em ônibus aumentaram acessibilidade e velocidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.