São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Incerteza sobre o programa preocupa estudantes do 2º ano

DA REPORTAGEM LOCAL

A incerteza sobre a continuação do Pasusp e a concessão de um bônus extra na nota do vestibular em 2009 preocupa alguns estudantes da rede pública que ainda estão no segundo ano do ensino médio.
"Vai ser uma pena se não houver o programa no ano que vem", afirma Leonardo Rodrigues Silvestre Lima, 16. "Quando li no jornal sobre o programa, achei que seria muito bom para ter mais uma chance no vestibular da Fuvest, porque o ensino na rede pública é bem mais fraco do que nas escolas particulares. Há matéria que nunca nem vimos."
A colega de escola Letícia da Costa Calixto, 15, diz que ficará chateada se o programa não for levado adiante. "O estudante da rede pública sempre sai atrás no vestibular. Um bônus de 3% é muito importante."
Os estudantes que estão no terceiro ano e que se inscreveram no Pasusp aprovam a iniciativa. O programa recebeu cerca de 50 mil inscrições.
"Esse bônus pode fazer toda a diferença num processo seletivo que é muito concorrido", afirma Thiago Henrique Andrade Xavier, 17, que está no terceiro ano de uma escola estadual na zona norte da capital. "Só achei o prazo de inscrição curto demais. Poucos na minha escola sabiam do programa."
Tatiane Lima Gomes, 17, espera que a bonificação possa ajudar na aprovação. "É desleal a concorrência com os alunos de escola particular", diz a estudante do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual do Capão Redondo, na zona sul.
Ela conta que preferia mesmo era estudar economia, mas, ao se inscrever na Fuvest, assinalou a carreira de ciências contábeis. "A relação candidato-vaga costuma ser menor nesse curso", justifica.
Sobre a prova, a expectativa dos estudantes é que o grau de dificuldade não seja tão alto. O exame terá 50 questões de múltipla escolha e será aplicado no dia 19 de outubro na capital e em cidades do interior.
Thais de Freitas Costa, 16, espera que a prova seja parecida com a do Enem (avaliação do ensino médio). "Imagino que irão cobrar mais interpretação de texto, o que é bem melhor, assim ajuda todo mundo." (FC)



Texto Anterior: Outro lado: Governo tinha mostrado entusiasmo, diz USP
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.