São Paulo, terça-feira, 17 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

URBANISMO
Cobertura isolante e máquinas mantêm ambiente 6C a 8C mais frio do que no lado de fora na capital do PI
Teresina regula temperatura de rua

EDUARDO DE OLIVEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA

A Prefeitura de Teresina (PI) vem há um mês testando um sistema de controle de temperatura em uma rua do centro comercial da capital.
Batizada de rua climatizada, um trecho da rua Elizeu Martins, que abriga uma entrada secundária de uma agência da Caixa Econômica Federal, uma parte do prédio da Câmara Municipal e diversas casas comerciais, tem a umidade relativa do ar regulada por um sistema eletrônico de microaspersores, o que faz esfriar o ambiente em uma faixa de temperatura que varia de 6C a 8C.
Nesta época do ano, a temperatura no centro da capital de Piauí oscila entre 35C e 38C.

Parafernália
Uma extensão de 80 metros da rua foi transformada numa espécie de túnel de alumínio revestido por uma manta isolante térmica. As laterais foram feitas de material acrílico transparente para possibilitar a passagem de luz.
Foram instalados diversos microaspersores (vaporizadores), que lançam micropartículas de água no ambiente e reduzem a temperatura.
Um sensor aciona o funcionamento do sistema sempre que a temperatura ao longo da rua fique acima da faixa máxima de 8C mais baixa em relação à externa. Por exemplo: para 35C fora do túnel, o nível de calor em seu interior deverá ser de, no máximo, 27C.
Há também quatro exaustores que trabalham ininterruptamente para gerar uma corrente de ar dentro da estrutura, o que ajuda a esfriar o ambiente. Luzes especiais também foram colocadas no local.
O sistema, que até agora consumiu cerca de R$ 350 mil em recursos da prefeitura, é todo controlado por um computador instalado em uma das salas da Câmara Municipal.
Para viabilizar sua implantação, a galeria subterrânea por onde passa a rede de esgoto teve de ser adequada para abrigar os cabos de energia elétrica e de telefonia, que antes eram aéreos.
"A extensão do sistema para outras ruas vai depender dos resultados que conseguirmos com esse piloto", disse o presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano, Francisco Gerardo da Silva.
Mesmo sem ter sido totalmente concluído (falta o acabamento da cobertura), o sistema já conta com o apoio de algumas pessoas ouvidas pela Agência Folha (ler texto nesta página).

"Grande shopping"
O secretário municipal de Indústria e Comércio, Jesus Tajra Filho, disse que a rua climatizada representa o início de um projeto para transformar parte do centro da capital em um grande "shopping center".
Idealizado há três anos, o plano tem como pontos principais a recuperação de praças, de prédios e de fachadas de construções históricas e a implantação de iluminação cenográfica em alguns trechos para embelezar a região central da cidade.
Além disso, estão previstas ainda a construção de um camelódromo e a reordenação do tráfego de veículos.
"Um clima mais agradável, como num shopping, é o fator em que apostamos para melhorar o comércio e atrair negócios para Teresina. Pretendemos fazer a manutenção e potencializar o caráter comercial do centro da cidade", disse Tajra Filho, que vai buscar parcerias com o governo (estadual e federal) e com a iniciativa privada para obter recursos.


Texto Anterior: Camelôs de Guaianazes voltam a se rebelar contra saída de praça
Próximo Texto: Local vira novo ponto de encontro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.