São Paulo, domingo, 17 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Área nobre concentra policiais

DA SUCURSAL DO RIO

O batalhão da Polícia Militar que fica na área de menor população entre todas da região metropolitana do Rio tem o menor efetivo em números absolutos mas, proporcionalmente, sua tropa é a maior, se comparada com as demais pelo mesmo critério.
Localizado no bairro da Saúde e responsável pelo policiamento em toda zona portuária e nas imediações da estação ferroviária da Central do Brasil, o 5º Batalhão tem 305 policiais para cuidar de uma população de 22.294 pessoas. Isso representa um policial por grupo de 73 habitantes, o maior índice entre todos os batalhões da região metropolitana.
Apesar da população pequena, os índices de roubo a pedestres na área, no entanto, podem ser considerados altos. Em média, são registrados 73,4 assaltos por mês, a oitava maior.
Essa discrepância nos números do 5º Batalhão da PM tem uma lógica. A unidade fica em na área que é considerada o principal corredor viário do Rio de Janeiro.
Ali ficam a rodoviária Novo Rio, a estação ferroviária da Central do Brasil e o terminal rodoviário Américo Fontenele- ponto final de várias linhas de ônibus vindas da Baixada Fluminense.
Ou seja, em razão do sistema de transportes, o movimento de pessoas que circulam pelos bairros abrangidos pelo 5º Batalhão é um dos maiores de toda a cidade.

Pólo financeiro
O batalhão que tem o segundo maior efetivo proporcional do Rio é o 13º, localizado na praça Tiradentes, no centro. Naquela região, há um policial por grupo de 104 habitantes.
Nesse caso, não foram levados em conta a população efetiva da área (39.135 pessoas) nem os índices de criminalidade (a média mensal de homicídios é a segunda menor), mas sim o fato de o centro ser o principal pólo financeiro do Estado e local de trabalho de milhões de pessoas. (MHM)


Texto Anterior: Outro lado: Distorção decorre de fatores sociais, segundo governo
Próximo Texto: Especialistas criticam privilégio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.