São Paulo, segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PF investiga comprador de lixo hospitalar

Polícia Federal quer saber se clientes de confecção pernambucana sabiam que material era trazido ilegalmente dos EUA

Segundo Vigilância Sanitária, empresa importou toneladas de lençóis usados por hospitais americanos

FÁBIO GUIBU
DE RECIFE

A Polícia Federal investigará os clientes da confecção de Santa Cruz do Capibaribe (a 205 km de Recife) responsável pela importação e revenda de lixo hospitalar produzido nos Estados Unidos.
Segundo a PF, o objetivo é saber se esses compradores -a maior parte atacadistas- tinham conhecimento da origem do material importado ilegalmente e o que eles faziam com a mercadoria.
Segundo a Vigilância Sanitária estadual, a empresa Na Intimidade, que tem o nome de fantasia Império do Forro de Bolso, importou toneladas de lençóis, fronhas e roupas usadas por hospitais americanos. Ela foi interditada.
A Receita Federal não confirma que a empresa seja a responsável pela importação. Diz que está investigando.
Dois contêineres com cerca de 46 toneladas de produtos, muitos deles sujos de sangue e embalados em meio a seringas, ataduras, luvas e máscaras cirúrgicas, foram apreendidos pela Receita Federal na semana passada, no porto de Suape (PE). A documentação indicava que a carga seria de tecido de algodão com defeito.

NA BALANÇA
A empresa revendia o lixo em retalhos, peças inteiras ou transformado em forros para bolsos. O preço era calculado na balança. Um quilo de lençóis custava R$ 10.
A Folha comprou nove lençóis (4 kg) na sexta. Alguns estão manchados e três possuem identificações de origem, como "Baltimore Washington Medical Center University of Maryland Medical System".
Ninguém sabe ainda a quantidade de lixo hospitalar já importado pela empresa.
O gerente geral da Vigilância Sanitária, Jaime Brito, disse que a confecção possui registro desde 1998. Os representantes da empresa não foram encontrados.



Texto Anterior: Tragédia: Chuva forte causa morte de bebê e ciclista no interior do Paraná
Próximo Texto: Polícia acha cilindros de gás sob prédio que explodiu
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.