São Paulo, quinta-feira, 17 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TROFÉU RAÇA NEGRA

Entrega acontece domingo, em São Paulo

Prêmio homenageia personalidades por valorização de afrodescendentes

DANIELA TÓFOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Eleger os mais importantes representantes dos negros nas áreas de artes e de esportes e homenagear personalidades que tenham contribuído para a valorização dos afrodescendentes e a construção da pluralidade cultural no país neste ano é o objetivo do Troféu Raça Negra 2005.
A premiação, organizada pela ONG Afobras -ligada à criação da Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares-, será entregue domingo, Dia Nacional da Consciência Negra, às 20h30, na Sala São Paulo, na capital paulista.
Os vencedores das 12 categorias de artes e esportes, escolhidos pelos internautas, serão conhecidos apenas durante o evento.
Já os 27 homenageados foram selecionados por uma comissão de dez integrantes. Entre eles estão o publisher do Grupo Folha, Octavio Frias de Oliveira, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Nelson Jobim, e a ex-prefeita Marta Suplicy (PT).
"Nelson Jobim tem apoiado e participado das discussões para a inclusão dos afrodescendentes no mercado de trabalho e nas universidades. Octavio Frias permite o diálogo em seu jornal e faz análises críticas sobre temas que envolvem os negros", explica o presidente da Afrobras, José Vicente.
"Marta criou o primeiro museu negro da cidade [o Afro Brasil, no parque Ibirapuera] e decretou o dia 20 de novembro como feriado municipal", afirma.
Com o troféu, criado em 2000, a Afrobras pretende reconhecer ídolos negros e agradecer àqueles que colaboram para diminuir a discriminação racial, afirma Vicente. "Precisamos fazer com que nossa comunidade se orgulhe de seus heróis e os reconheça, além de homenagear quem contribui para a cidadania e a inclusão dos negros na sociedade."
Entre os concorrentes estão o cantor Martinho da Vila, o ator Lázaro Ramos, o jogador Robinho (Real Madrid), o rapper MV Bill, a cantora Margareth Menezes e a ginasta Daiane dos Santos.
O internauta tem até amanhã para votar no www.trofeuracane gra.com.br. A festa, fechada para convidados, deve receber cerca de 1.300 personalidades e terá show de abertura de Sandra de Sá e Luiz Melodia. O evento é patrocinado por nove empresas.
Além da premiação, a Afrobras, em parceria com a Zumbi dos Palmares (que tem 83% de alunos afrodescendentes), o Consulado Geral dos Estados Unidos e o Sesc, promove hoje e amanhã o seminário internacional ""Diversidade Racial Corporativa e Ações Afirmativas", na unidade do Sesc Paulista (av. Paulista, 119), para discutir a inclusão social nas corporações. O evento, das 9h às 18h, é aberto ao público.
No Sesc Pompéia (rua Clélia, 93), artistas negros, como Simoninha e Daúde, se apresentarão no projeto Negro Som, que vai até domingo. Preços e horários variam conforme a data. Mais informações no www.sescsp.org.br.


Texto Anterior: Fera dos mares: Rio abre exposição de tubarões
Próximo Texto: Panorâmica - Interior: Engenheiro é preso com orelhão no carro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.