São Paulo, quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Instituto Adolfo Lutz terá sistema on-line de controle de doenças

Divulgação do resultado de exames para os municípios será feita mais rapidamente

ELIDA OLIVEIRA
DE SÃO PAULO

Profissionais de saúde pública de São Paulo terão acesso mais rápido aos resultados de exames -como os da dengue e a gripe A H1N1- graças a um sistema on-line desenvolvido pelo Instituto Adolfo Lutz que entrará em operação em dezembro.
Apenas funcionários da rede pública poderão acessar os dados com senha e um login pessoais. Hoje, os resultados são enviados por carro -da capital para cidades do interior- ou por e-mail.
"O tempo de realização do exame permanecerá o mesmo. O que muda é a divulgação do resultado", explica a coordenadora do instituto, Marta Salomão.
O sistema resultará em respostas mais rápidas para situações como a necessidade de vacinar a população contra o sarampo, por exemplo.
Alguns municípios pegam os resultados por e-mail, mas esse método, diz Marta, sobrecarrega o trabalho de funcionários do Adolfo Lutz.
Resultados de outras doenças também serão divulgados pelo sistema, como a febre amarela, as hepatites e meningites.
A informatização também beneficiará outros Estados. O Adolfo Lutz é referência nacional em diagnósticos de meningite, hantavirose, botulismo, coqueluche e doenças pneumocócicas.
É também referência regional no diagnóstico da febre amarela, recebendo amostras dos três Estados do Sul e do Mato Grosso do Sul.


Texto Anterior: Sobre o Enem
Próximo Texto: Mortes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.