São Paulo, Quinta-feira, 18 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio contabiliza 33 homicídios no Carnaval

ELVIRA LOBATO
da Sucursal do Rio

Dois dias depois de ter anunciado, em pleno Sambódromo, a ocorrência de apenas quatro casos de homicídio no Rio durante os três primeiros dias de Carnaval, o governador Anthony Garotinho (PDT) apresentou ontem novos números da violência no Estado.
O Palácio da Guanabara informou oficialmente o registro de 33 homicídios entre o meio-dia de sexta-feira e o meio-dia de ontem. Segundo o comunicado, no Carnaval de 98, o número de assassinatos chegou a 57, o que indicaria uma redução de 42% neste ano.
O governo postergou a divulgação dos dados até o início da noite de ontem. Durante o dia, a chefia da Polícia Civil, o comando da Polícia Militar e a Secretaria da Segurança do Estado não quiseram fornecer estatísticas sobre o número de mortes do Carnaval, para não contradizer o governador.
Na noite de segunda-feira, quando assistia ao desfile das Escolas de Samba na Marquês de Sapucaí, Garotinho disse que acabara de receber a informação que, do início do Carnaval até aquele momento, haviam sido registrados quatro assassinatos no Rio, enquanto o número chegava a 60 em São Paulo.
Disse que ficara ""muito satisfeito" com a informação. Na mesma ocasião, disse estar ""entusiasmado", porque o Rio já seria hoje o quarto colocado em número de homicídios em relação à população, ficando atrás de São Paulo, Espírito Santo e Alagoas.
No dia seguinte, a assessoria do Palácio da Guanabara reproduziu a declaração do governador em nota oficial, sem, no entanto, identificar a origem do número citado pelo governador.
O secretário da Segurança do Estado, general José Siqueira, ao ser procurado pela Folha na terça-feira, não quis comentar a declaração do governador, dizendo que desconhecia o dado.
Levantamento feito pela Folha em 12 delegacias da capital mostra que o número divulgado pelo governador estava subestimado, embora os delegados confirmem a queda da violência no Carnaval.
A Delegacia Policial de Honório Gurgel e Rocha Miranda (zona norte) registrou três homicídios no feriado, e a de Santa Cruz (zona oeste) contou seis homicídios de sexta-feira até a manhã de ontem.


Texto Anterior: Crimes aumentam até 40,4% em SP
Próximo Texto: Recife registra 41 homicídios
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.