São Paulo, sexta-feira, 18 de março de 2005

Texto Anterior | Índice

UNIVERSIDADE

Aulas na Universidade da Floresta (AC) deverão começar ainda em 2005

Curso na Amazônia será lançado hoje

DA AGÊNCIA FOLHA

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Será lançada hoje, em Cruzeiro do Sul (AC), a Universidade da Floresta, cujo foco principal será a pesquisa sobre a biodiversidade da região amazônica e o manejo sustentável da floresta. O início das atividades está previsto para o segundo semestre deste ano.
Hoje, deverá ser divulgada a data do vestibular. Serão oferecidas 120 vagas nos cursos de graduação em ecologia e manejo de recursos naturais, ciências da natureza e enfermagem.
Na semana passada o Ministério da Educação liberou a contratação de 30 professores para a unidade. "Além da qualificação dos profissionais, a Universidade da Floresta vai abrir o campo de trabalho já que atualmente há um aumento da demanda pelo uso da biodiversidade e do conceito de desenvolvimento sustentável da floresta", disse o professor Anailton Guimarães Salgado, atual coordenador do campus da Ufac (Universidade Federal do Acre) em Cruzeiro do Sul.
O deputado federal Henrique Afonso (PT-AC), responsável pelo início das articulações para a instalação da universidade há dois anos, disse que já foi liberado R$ 1 milhão em emendas da bancada acreana para a criação do Instituto da Biodiversidade e Manejo dos Recursos Naturais, que será responsável pela pesquisa.
Segundo o deputado, o modelo de pesquisa científica prevê a utilização dos conhecimentos de seringueiros, índios e agricultores em parceria com a academia.
Está prevista também a criação de uma rede de laboratórios para qualificação técnica das comunidades locais. O projeto federal será feito em parceria com o Estado e não tem orçamento definido.

Pós-graduação
O conselho técnico-científico da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) aprovou 38 novos cursos de pós-graduação no Brasil. São 24 de mestrado, 12 de doutorado e dois de mestrado profissional.
Os relatórios serão encaminhados agora ao CNE (Conselho Nacional de Educação) para que sejam reconhecidos, e os cursos comecem a funcionar. No país, estão registrados hoje na Capes 2.972 cursos de pós-graduação.
Esses novos cursos serão oferecidos por 26 instituições de ensino superior de vários Estados do país. Das instituições, 20 são públicas e o restante, particular.


Veja a lista de novos cursos em www.folhasp.com.br

Texto Anterior: Justiça: Campinas terá mutirão de exame de DNA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.