São Paulo, Quinta-feira, 18 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade gaúcha está próxima de zerar índice

LÉO GERCHMANN
da Agência Folha, em Campo Bom (RS)

Os alunos do ensino fundamental no município de Campo Bom (48 km de Porto Alegre) conseguiram atingir o índice de aprovações de 94% no ano passado.
O avanço é resultado da adoção do programa "Acelera Brasil" no município. Em 1996, o índice de aprovação era de 85%. Em 1997, ano de adoção do programa, o índice saltou para 91%. Para este ano, o objetivo é chegar aos 98%.
"A palavra "acelera" não é só utilizada no nome do projeto porque ele é promovido pelo Instituto Ayrton Senna e pela Petrobrás. É, também, porque, com ele, uma criança pode, por exemplo, pular da 3ª série para a 5ª série", afirma a coordenadora pedagógica do programa, Solange Betina Heinen.
"Procuramos reforçar nas crianças os assuntos para os quais elas pendem mais, detectando suas facilidades. Quando elas se sentem mais seguras nesses assuntos, aprendem os demais, com mais confiabilidade", afirma Heinen.
A professora Iara Moller, coordenadora de área, define alguns conceitos básicos na pedagogia utilizada, como "sentimento de sucesso" e "auto-estima".
Outra estratégia utilizada pelos coordenadores do programa em Campo Bom é levar os pais a acreditarem nos filhos.
"É natural que, quando a criança se torne repetente uma segunda vez, os pais desistam de vê-la estudando. Nós tentamos reverter esse sentimento de insucesso e temos conseguido êxito", diz Moller.
Os alunos do "Acelera" em 1997, segundo as coordenadoras, adequaram-se bem ao ano letivo de 1998 na rede regular de ensino. A maioria avançou dois anos.


Texto Anterior: Repetência não é responsabilidade do aluno
Próximo Texto: Reitores definem plano de autonomia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.