São Paulo, sexta, 18 de abril de 1997.

Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO
Aeronave brasileira e um Boeing holandês ficaram a cerca de 100 m um do outro antes de aterrissar nos EUA
Avião da Vasp quase bate em outro no ar

da Reportagem Local

e das agências internacionais Um avião MD-11 da Vasp com 133 pessoas a bordo quase se chocou com um Boeing-747 da empresa holandesa KLM, anteontem, em Los Angeles (EUA), segundo a FAA (Federal Aviation Administration), órgão que controla a aviação norte-americana.
As duas aeronaves chegaram a ficar separadas por uma distância de cem metros, o que obrigou o piloto da empresa holandesa a fazer uma manobra de emergência.
O incidente ocorreu a 15 quilômetros do aeroporto de Los Angeles, em uma área densamente povoada. Os dois aviões pousaram logo depois.
Segundo a FAA, a situação de risco teria sido causada por um engano do piloto brasileiro, identificado pela Vasp como Caio Sérgio. O vôo vinha de Osaka, no Japão, e rumava a São Paulo, com escala em Los Angeles.
De acordo com o órgão responsável pela aviação nos EUA, o piloto brasileiro não entendeu uma ordem da torre de controle. As comunicações entre a torre e o piloto, nos EUA, são todas feitas em inglês.
A FAA abriu uma investigação para detectar qual foi a falha que causou a situação de risco. O Ministério da Aeronáutica também iniciou uma investigação ontem sobre o assunto, mas até as 18h de ontem não tinha informações sobre o incidente.
Normalidade
A Vasp informou, por intermédio de sua assessoria de imprensa, que o incidente em Los Angeles é comum, e ocorreria uma vez a cada dois dias, devido ao tráfego intenso do aeroporto norte-americano.
Segundo a empresa, foi o avião da Vasp que desviou após ser comunicado pela torre de controle, e não o contrário.
A companhia aérea afirmou ainda que a disposição das duas pistas de pouso em Los Angeles, que são paralelas, facilita esse tipo de incidente.
Milhas
As normas internacionais de segurança de vôo, porém, mostram que a distância a que ficaram separadas as duas aeronaves está muito aquém do limite mínimo. Em vôo, a distância mínima é de cinco milhas, ou oito quilômetros.
Dentro de área de tráfego, porém, essa distância pode cair para menos da metade. Nos EUA, a distância mínima horizontal pode chegar a 2,5 milhas (quatro quilômetros).

Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã