São Paulo, terça-feira, 18 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HISTÓRIA

Colégio católico para moças ocupou terreno até 1974

DA REPORTAGEM LOCAL

No terreno onde será erguido o hipermercado, na rua Augusta, funcionou até 1974 o colégio católico para moças Des Oiseaux, que a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) cursou e que pertencia às Cônegas de Santo Agostinho. As casas, projetadas por Victor Dubugras e Ramos de Azevedo, foram demolidas pelas freiras para facilitar a comercialização da área.
O pórtico ainda existente é tombado pelo município -assim como as árvores do bosque local, que são consideradas patrimônio ambiental.
A mãe do urbanista Candido Malta, autor do projeto, é irmã de uma das freiras do antigo colégio Des Oiseaux e, por isso, costumava freqüentar o local. Sua mulher também foi estudante dessa escola. "As freiras meditavam e descansavam no bosque. Há trilhas largas de asfalto no meio das árvores porque elas andavam em grupos pelo local", afirma.
A área foi vendida para um grupo japonês, que pretendia construir um hotel. A idéia não vingou e, há dez anos, o empresário Armando Conde comprou o terreno. Depois, este tentou transferi-lo para a prefeitura paulistana, mas não houve o acordo. Em seguida, foi criado o projeto de torres residenciais, agora substituído pelo do hipermercado.


Texto Anterior: Urbanismo: Hipermercado na Augusta mudará ruas
Próximo Texto: Panorâmica - Acidente: Ônibus bate em poste, que cai e mata estudante de 18 anos em Santo Amaro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.