São Paulo, quarta-feira, 18 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

MEDICINA


Paciente recebe implante inédito de células-tronco para evitar amputação de perna
Um paciente recebeu um implante de células-tronco para evitar que uma trombose em sua perna esquerda resulte em amputação. Segundo o cirurgião vascular que fez o implante, José Dalmo de Araújo, esse tipo de procedimento para o tratamento de trombose na perna é inédito no Brasil.
Ramão Torres Martins, 49, morador de Campo Grande (MS), se submeteu ao implante no dia 10 de maio em São José do Rio Preto (440 km de SP) e recebeu alta médica anteontem.
A equipe médica que fez o implante retirou 500 ml de sangue da medula óssea de Martins. Após a retirada, o sangue foi processado e 40 ml de células-tronco foram isolados. As células foram injetadas na panturrilha do paciente.
Mesmo liberado pela equipe médica, Martins permanecerá por um mês em São José do Rio Preto para saber se o risco de amputação foi extinto. Em 30 dias, dados clínicos podem indicar o sucesso do implante.
(DA AGÊNCIA FOLHA)


Texto Anterior: Acidente: Choque frontal entre dois ônibus mata 7 pessoas e fere 16 no Paraná
Próximo Texto: Saúde: CNBB critica distribuição de pílula do dia seguinte e diz que medida fere Constituição
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.