São Paulo, segunda-feira, 18 de junho de 2001

Texto Anterior | Índice

SAÚDE

Morre professora que recebeu órgãos de Fromer

DO "AGORA"

A professora universitária Maria Estela Fernandes Buono, 50, morreu às 14h30 de ontem, na Beneficência Portuguesa, três dias após receber o transplante de um rim e do pâncreas do guitarrista Marcelo Fromer, dos Titãs, que morreu na quarta-feira.
A professora havia sido operada pela primeira vez na quinta e, anteontem, havia sido submetida a uma segunda cirurgia, pois uma das artérias não conseguia levar sangue ao rim e a uma das pernas ao mesmo tempo. A família decidiu não comentar a morte da paciente, cujo enterro será hoje.
Pelo atestado de óbito, Maria Estela teve um quadro infeccioso. A causa da infecção será conhecida após o resultado da necropsia. Segundo o hospital, a paciente teve falência múltipla dos órgãos.

Cinco órgãos
O doador, Marcelo Fromer, teve morte cerebral na tarde da última quarta-feira e foi enterrado no Cemitério da Paz, no Morumbi. Ele havia ficado internado desde a noite de segunda-feira, após ter sido atropelado por uma moto quando corria nas proximidades da casa de sua namorada.
Além de um rim e do pâncreas, foram doados o coração, o fígado e as córneas do músico. Os demais pacientes passam bem.
O coração de Fromer foi transplantado para o metalúrgico aposentado Mário Varjão de Oliveira, 51, que tem insuficiência cardíaca provocada por doença de chagas.
A receptora de uma das córneas do guitarrista dos Titãs Marcelo Fromer, Leomara Evangelista da Silva, 18, não enxergava bem desde os 9 anos de idade, quando abandonou a escola na 5ª série.
Leomara sofria de um problema chamado ceratocone no olho direito, degeneração corniana que causa astigmatismo muito alto (afilamento da córnea), prejudicando a visão, e estava na fila do transplante havia um ano.
O fígado do músico foi transplantado para a dona-de-casa Ivete Aparecida Palomo Pavan, 53. Ivete já não saía de casa porque passava mal.


Texto Anterior: Panorâmica - Evento Folha: Eficiência das casas de parto é tema de debate
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.