São Paulo, domingo, 18 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

[!] foco

Vacas de área contaminada são levadas para abrigo em Atibaia, no interior de SP

FRANCISCO FIGUEIREDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Zoiúdo, sete meses, nasceu em um abrigo da prefeitura. Sua mãe, contaminada depois de dormir anos espremida entre um córrego e o muro de uma indústria química, morreu logo após seu nascimento. Zoiúdo não chegou a conhecer o local de origem de sua família -o Jardim Keralux, área localizada próxima a um pólo industrial em Ermelino Matarazzo (zona leste de SP).
Mas ele continua na companhia de vacas que saíram desse bairro, aguardaram cinco meses em uma pequena baia de cimento e percorreram 60 km até encontrar um pasto tranqüilo, na cidade de Atibaia. Com isso, elas deixaram para trás o bairro contaminado onde vivem hoje 8.000 pessoas. Até o último dia 13, também moravam cerca de 70 bovinos.
Segundo um vizinho da antiga criação, o dono do rebanho -que não foi localizado pela reportagem- chegou a ter 87 animais. Até que, em agosto do ano passado, recebeu uma visita da Vigilância Sanitária, motivada por um abaixo-assinado da comunidade. Os técnicos decidiram apreender bois e vacas. Ao todo, dois bois e dez vacas -entre as quais a mãe de Zoiúdo- foram para o Centro de Controle de Zoonoses. Após cinco meses, foram levados para um produtor de Atibaia Rogério Costa, que aceitou cuidar do gado. No último dia 13, todas as cabeças de gado que estavam no Jardim Keralux deixaram o local.
Se o gado escapou do local contaminado, cerca de 8.000 pessoas ainda continuam a viver no bairro, que apresenta problemas de poluição tanto no solo quanto no ar. Segundo Fátima Hangai, médica sanitarista da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental da Prefeitura de São Paulo, a situação é preocupante.


Texto Anterior: Em Itirapina, até enfermaria foi destruída
Próximo Texto: Sobe para três o nš de ônibus queimados na Grande Vitória
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.