São Paulo, sábado, 18 de junho de 2011

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Custo de novo metrô cairá, diz secretário

Para Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos), isso ocorrerá porque será feita uma estação, em vez de duas

"Não é melhor ter três saídas?", diz, sobre o fato de a nova estação servir tanto o Pacaembu quanto Higienópolis


DE SÃO PAULO

A nova localização da estação Angélica e suas três saídas vão "reduzir os custos pela metade", diz o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.
Segundo ele, isso ocorre porque, "em vez de duas estações -Angélica, com custo de R$ 250 milhões, e Pacaembu, R$ 200 milhões-, será necessária apenas uma".
A estimativa leva em conta o projeto inicial da linha 6-laranja, que previa três estações na região -Pacaembu, Angélica e Mackenzie-, mas a primeira foi abandonada logo no início das discussões.
O Metrô não revela o custo da estação nem do projeto todo. Segundo Alberto Epifani, gerente de planejamento da companhia, isso só começará a ser estimado na elaboração do projeto básico e definido no projeto executivo.
No momento, o governo faz avaliação das áreas que serão desapropriadas.
Segundo a companhia, a estação Angélica-Pacaembu terá custo pequeno em desapropriações porque pretende interferir pouco na região -na superfície, a tendência é que a estrutura seja mínima.
Questionado se o novo projeto apenas da estação Angélica-Pacaembu seria mais caro, Fernandes respondeu: "Mas e daí? Não é melhor ter três saídas?".
Segundo o promotor Mauricio Ribeiro Lopes, que apura a mudança, o custo será maior em relação à localização original, na Angélica, mas ele não soube dizer de quanto. "Por conta dos acessos, haverá pequeno acréscimo, mas será mais barato que fazer duas estações."
Para ele, a polêmica sobre a retirada da estação da avenida Angélica foi "falso dilema". "Uma discussão perdida, totalmente inadequada. O que sempre se discutiu foi fazer o reposicionamento da estação Angélica."


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