São Paulo, quinta, 18 de junho de 1998

Texto Anterior | Índice

MEIO AMBIENTE
Corpo foi avistado no mar domingo por pescadores
Maré leva baleia de 12,5 metros morta para praia no Guarujá

FAUSTO SIQUEIRA
da Agência Folha, em Santos

O corpo de uma baleia de 12,5 metros de comprimento e cerca de 14 toneladas foi retirado na manhã de ontem da praia de Pernambuco, no Guarujá (87 km de SP).
O animal, macho, é da espécie baleia-de-bryde (Balenoptera edeni), que pertence à mesma família das baleias azul, mink e jubarte, informou o pesquisador Emerson Zampirolli, do Centro de Estudos sobre Encalhe de Mamíferos Marinhos, de Santos (SP).
A baleia chegou à praia levada pela maré, mas já vinha sendo avistada por pescadores e barcos de recreio desde o último domingo.
O corpo se encontrava em estado avançado de decomposição. Zampirolli estima que a baleia tenha morrido há pelo menos duas semanas, mas, segundo afirmou, não é possível determinar a causa da morte.
De acordo com o pesquisador, a baleia-de-bryde é comum na costa brasileira e sua presença já foi registrada desde o litoral do Paraná até o do Nordeste. No final de 97, uma baleia do mesmo tipo encalhou em Peruíbe (135 km de SP).
Devido ao estado de decomposição, não puderam ser coletadas partes da carne do animal para análise, afirmou Zampirolli.
A baleia foi enterrada em uma área próxima ao aterro sanitário do Guarujá para que posteriormente o esqueleto possa ser aproveitado por centros de pesquisa de animais marinhos.
Segundo o pesquisador, não há estimativa da população de baleias-de-bryde no litoral brasileiro. Essa espécie tem por hábito frequentar águas quentes e costuma se aproximar da costa e de embarcações, disse Zampirolli.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.