São Paulo, quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemanha envia 22 toneladas de lixo para porto gaúcho

Responsável pelo material terá de devolver carga à Europa; Ibama vê "teste" à inspeção

DE SÃO PAULO

A Receita Federal encontrou 22 toneladas de lixo doméstico importado da Alemanha no porto de Rio Grande (323 km de Porto Alegre).
A documentação informava que a carga era de polímeros de etileno (resíduos utilizados por empresas de reciclagem), mas o conteúdo real era de embalagens de produtos de limpeza, ração e fraldas em decomposição.
A carga está em uma zona primária no porto, ainda não oficialmente dentro do país.
Fernando Marques, diretor de qualidade do Ibama, diz que a importadora Recoplast recebeu notificação de multa de R$ 400 mil por ser responsável pelo conteúdo.
A transportadora sul-coreana Hanjin Shipping, multada em R$ 1,5 milhão, terá dez dias a partir da notificação para devolver o lixo.
Para Marques, os responsáveis quiseram "testar" a inspeção brasileira -se a carga passasse despercebida, poderiam mandar outras.
O Brasil pode levar o caso a instâncias internacionais por desrespeito às normas de transporte de resíduos.
O advogado da Recoplast, Luiz Gustavo Puperi, afirmou que a empresa foi enganada e negociou pela primeira vez resíduos industriais de fora do país para reciclagem.
A Hanjin Shipping informou que tomará providências quando receber comunicado oficial. A empresas não informaram quem era o exportador. (FELIPE LUCHETE)


Texto Anterior: Foco: Desenho original da bandeira do Brasil é furtado no Rio
Próximo Texto: Rafael Mascarenhas: Polícia indicia os 2 PMs suspeitos no caso do jovem atropelado no RJ
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.