São Paulo, quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FRANCISCO DAS CHAGAS DIAS MONTEIRO (1947-2011)

Chico Passeata e a militância

ANDRESSA TAFFAREL
DE SÃO PAULO

Logo após ingressar no curso de medicina da UFC (Federal do Ceará), no final dos anos 60, o casal Francisco das Chagas Dias Monteiro e Helena Serra Azul passou a ser conhecido como "Chico Passeata e Helena Concentração", por causa da militância contra a ditadura.
Integrantes da Ação Popular, grupo político católico de esquerda surgido naquela década, puxavam a frente de todas as manifestações realizadas em Fortaleza.
Só o apelido de Francisco, porém, acabou pegando.
Em 1968, com o AI-5 -ato que endureceu a ditadura-, exilaram-se na zona da mata pernambucana. Foram descobertos pelo governo no ano seguinte e, após serem condenados, ficaram presos por dois anos em Recife.
Chico tornou-se pai pela primeira vez ainda na prisão, pois Helena estava grávida quando foram encontrados.
Após serem soltos, voltaram para Fortaleza, onde foram presos por mais 15 dias.
Depois, já médico, Chico morou com a mulher e os filhos no interior do CE e também de SP. Em 1976, voltaram para a terra natal.
Mesmo sem abandonar a política -era filiado ao PC do B-, passou a se dedicar à medicina. Foi presidente do Sindicato dos Médicos do CE e integrou o conselho federal da categoria e o Conselho Nacional de Saúde. Era um defensor ferrenho do SUS, segundo sua mulher.
Morreu na sexta-feira (12), aos 63 anos, devido a um câncer de intestino. Deixa Helena, os filhos Manoel e Janaína e dois netos. A missa do sétimo dia será realizada hoje, às 18h, na Paróquia de Cristo Rei, em Fortaleza.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Secura do ar atinge até cidade do litoral do país
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.