São Paulo, Sábado, 18 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internadas mais 20 pessoas com intoxicação em Americana

DENIZE ASSIS
free-lance para a Folha Campinas

Outras 20 pessoas foram atendidas ontem em hospitais de Americana (133 km de São Paulo) com intoxicação alimentar, aumentando para 270 internações nos últimos seis dias.
Os pacientes apresentam diarréia, dores de cabeça, dores abdominais, febre e vômito.
Todas as vítimas consumiram, no final de semana passado, bolos e doces produzidos pela rotisseria Exata, localizada na Vila Santa Maria, em Americana, que foi parcialmente interditada.
A Vigilância Sanitária de Americana informou que a intoxicação pode ter sido causada pela bactéria salmonela.
O engenheiro da Vigilância Sanitária, Antônio Donizeti Borges, 40, afirmou que a suspeita é que o creme usado nos bolos e doces estava contaminado.
O coordenador do pronto-socorro do hospital municipal Waldemar Tebaldi, de Americana, Elton Andreis Witkoski, 32, disse que os casos atendidos pela unidade foram moderados.

Sintomas
Segundo ele, a intoxicação por salmonela se manifesta de seis horas a três dias após a contaminação. Os sintomas, segundo Witkoski, podem durar até sete dias.
"Portanto, a tendência é recebermos menos pacientes daqui em diante", informou.
A rotisseria Exata foi parcialmente interditada pela Vigilância Sanitária até a divulgação do resultado do exame de amostras dos alimentos enviadas ao Instituto Adolfo Lutz de Campinas. O resultado deve sair em dez dias.
A gerente da rotisseria Exata, Doreniz Ferreira de Souza, 25, disse que todos os ingredientes usados na confeitaria são inspecionados. "Em três anos de funcionamento nunca registramos incidentes. Foi uma fatalidade."


Texto Anterior: Secretaria espera cancelamento de bloqueio no TJ
Próximo Texto: Meio ambiente: Lei de Crimes Ambientais é assinada na 3ª
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.