São Paulo, segunda-feira, 18 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Postos serão próximo alvo

DA REPORTAGEM LOCAL

O governo paulista estuda a possibilidade de obrigar os postos de combustíveis instalados na região da Grande São Paulo a instalarem um aparelho para evitar a evaporação da gasolina.
O dispositivo (uma espécie de mangueira) deve ser colocado nas bombas para evitar que o vapor do combustível seja emitido para a atmosfera.
A proposta é uma das principais iniciativas para diminuir os índices de ozônio, o poluente cuja concentração mais cresce na Grande São Paulo.
Os postos de combustíveis são indiretamente responsáveis por esse índice, segundo a Cetesb.

Reação
O vapor do combustível sai da bomba de gasolina e vai para o ar como um composto orgânico. Na atmosfera, reage com óxidos de nitrogênio e, nos dias de sol, forma o ozônio.
Nos Estados Unidos e na Europa, a legislação ambiental já obriga o uso de bombas que joguem o vapor da gasolina de volta para o tanque subterrâneo do posto.



Texto Anterior: Ambiente: Renovação da frota reduz poluição em SP
Próximo Texto: Crianças perdem capacidade pulmonar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.