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Boa gestão melhora nota de aluno
DA SUCURSAL DO RIO
Um projeto do Instituto Gestão
Educacional, da Fundação Lemann, e do Instituto Protagonistés em escolas públicas de São
Paulo e de Santa Catarina mostrou que é possível ter resultados
no curto prazo melhorando a gestão do diretor na escola.
Essa constatação foi comprovada por meio de testes aplicados
nos alunos de 200 escolas públicas
cujos diretores passaram por curso de gestão para o sucesso escolar. A média de acertos dos estudantes na prova de língua portuguesa aumentou de 61% para 71%
nas turmas de quarta série e de
66% para 75% nas de oitava série.
Após o sucesso verificado nas
primeiras turmas incluídas no
proceso, o projeto foi expandido
neste ano para o Ceará e para Tocantins, onde há programas de
avaliação que permitem acompanhar o desempenho dos estudantes antes e depois do curso.
Ilona Becskeházy, diretora-executiva da Fundação Lemann, afirma que a diferença que um diretor pode fazer na qualidade da
educação pode ser comprovada
mesmo quando são comparadas
escolas com o mesmo perfil. "Às
vezes, quando são comparadas
duas escolas vizinhas, percebe-se
que uma delas tem fila na porta
para os alunos se matricularem e
na outra ninguém quer estudar.
Elas ficam no mesmo bairro, funcionam sob a mesma legislação e
pagam o mesmo salário aos professores. O que faz a diferença, em
muitos casos, é o diretor e sua capacidade de exercer liderança."
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