São Paulo, domingo, 18 de setembro de 2005

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Boa gestão melhora nota de aluno

DA SUCURSAL DO RIO

Um projeto do Instituto Gestão Educacional, da Fundação Lemann, e do Instituto Protagonistés em escolas públicas de São Paulo e de Santa Catarina mostrou que é possível ter resultados no curto prazo melhorando a gestão do diretor na escola.
Essa constatação foi comprovada por meio de testes aplicados nos alunos de 200 escolas públicas cujos diretores passaram por curso de gestão para o sucesso escolar. A média de acertos dos estudantes na prova de língua portuguesa aumentou de 61% para 71% nas turmas de quarta série e de 66% para 75% nas de oitava série.
Após o sucesso verificado nas primeiras turmas incluídas no proceso, o projeto foi expandido neste ano para o Ceará e para Tocantins, onde há programas de avaliação que permitem acompanhar o desempenho dos estudantes antes e depois do curso.
Ilona Becskeházy, diretora-executiva da Fundação Lemann, afirma que a diferença que um diretor pode fazer na qualidade da educação pode ser comprovada mesmo quando são comparadas escolas com o mesmo perfil. "Às vezes, quando são comparadas duas escolas vizinhas, percebe-se que uma delas tem fila na porta para os alunos se matricularem e na outra ninguém quer estudar. Elas ficam no mesmo bairro, funcionam sob a mesma legislação e pagam o mesmo salário aos professores. O que faz a diferença, em muitos casos, é o diretor e sua capacidade de exercer liderança."


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