São Paulo, terça-feira, 18 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Chuva deixa 500 fora de casa no Paraná

Duas pessoas, entre elas um bebê, morreram com as enxurradas; região norte foi a mais afetada pelos temporais

Prédio de 4 andares em Londrina foi interditado por causa de danos na estrutura; cidade decretou emergência

ESTELITA HASS CARAZZAI

DE CURITIBA

Depois de um fim de semana de muita chuva, 14 municípios do Paraná atingidos pelos temporais ainda contabilizam cerca de 500 pessoas desabrigadas e desalojadas.
Desde a última quinta-feira, duas pessoas morreram no Estado levadas pela enxurrada, entre elas um bebê de 15 dias de vida.
A maioria das cidades afetadas está situada na região norte do Estado, onde a chuva já superou a média histórica mensal.
A Prefeitura de Londrina (a 380 km de Curitiba), município que registrou os maiores danos, decretou situação de emergência.
Somente no sábado choveu 60% do previsto para todo o mês de outubro. Foram 95 mm de chuva -a média para o mês é de 150 mm.
No total, 100 mil moradores foram afetados pela chuva no município.
Ontem à tarde, 211 pessoas ainda não haviam retornado para suas casas na cidade. Entre os desalojados estão 16 famílias que moravam num prédio de quatro andares de responsabilidade da Caixa Econômica Federal.
O edifício foi interditado depois de apresentar danos na estrutura devido à chuva. Há rachaduras extensas em algumas paredes do prédio, e parte das fundações ficou exposta por causa da erosão.
Segundo o secretário municipal da Defesa Social, Joaquim Antonio de Melo, equipes da Defesa Civil municipal e do Corpo de Bombeiros verificaram que não há risco de a construção cair, mas o edifício está "inabitável".
A Caixa informou, em nota, que acionou a construtora responsável e que a empresa irá fazer os reparos necessários. O prédio foi construído em 2005 pelo Programa de Arrendamento Residencial, do governo federal.
A empresa informou ainda que as famílias, alojadas com parentes, podem retirar seus pertences dos imóveis.
Ontem parou de chover na região e a previsão para a semana é de tempo bom.


Texto Anterior: Taubaté: Médicos acusados de retirar rins de pacientes vivos são julgados
Próximo Texto: Deslizamento interdita rodovia no interior de SP
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.