São Paulo, terça-feira, 18 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Operação conjunta entre PF e Interpol no RJ prende americano acusado de pedofilia

LUISA BELCHIOR
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA ONLINE, NO RIO

Um norte-americano foi preso, ontem, no Leblon (zona sul do Rio), sob suspeita de pedofilia. Uma operação da Interpol (polícia internacional) em conjunto com a PF (Polícia Federal) e o Ministério Público Estadual foi montada para prender Andrew Kenneth Craig.
Segundo o Ministério Público, Craig abusava sexualmente de crianças e adolescentes no apartamento que mantinha no Botafogo (zona sul do Rio).
A Interpol afirmou que Craig já respondia a processos por pedofilia nos Estados Unidos, onde era considerado foragido. Ontem, a Justiça brasileira autorizou a extradição de Craig para o país, a pedido da Justiça norte-americana. Até o início da noite de ontem, ele permanecia no presídio de Água Santa, no Méier (zona norte), segundo a Polícia Federal.
Craig foi preso no fim da manhã, quando andava pela avenida Ataulfo de Paiva, uma das principais do Leblon. De acordo com a PF, ele estava a caminho de um hotel onde seus pais, em visita ao Rio, estavam hospedados. Os policiais disseram que o norte-americano não resistiu à prisão, mas negou as acusações de pedofilia.
Segundo a 25ª Promotoria de Investigação Penal do Rio, que conduziu as investigações, Craig cometia abusos sexuais contra crianças e adolescentes havia cerca de sete anos, quando chegou ao Brasil. Ele preferia meninos e, para atrair as vítimas, anunciava, em jornais, aulas de inglês ministradas em seu apartamento.
As investigações começaram após denúncias anônimas neste ano. Em contato com a Interpol, os promotores descobriram que ele já era procurado em seu país de origem, pelo mesmo crime.
No apartamento de Craig, foram apreendidos um computador e disquetes que, segundo a PF, contêm imagens de crianças. O norte-americano portava documentos falsos ao ser preso. A Folha não conseguiu falar com os advogados de Craig até o fim desta edição.


Texto Anterior: Com poucos estudantes em sala, escola de SP depredada é reaberta
Próximo Texto: Guarulhos: Soltos depois de confissão de "maníaco", jovens vão a júri hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.