São Paulo, quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo de SP quer inspeção veicular obrigatória no Estado

Projeto, a ser enviado hoje à Assembleia, exclui a capital, que já exige vistoria

RICARDO WESTIN
DA REPORTAGEM LOCAL

O governo de São Paulo envia hoje à Assembleia Legislativa um projeto de lei que torna obrigatória a inspeção de todos os veículos do Estado. Por meio do Programa de Inspeção e Manutenção Veicular, serão verificadas a emissão de gases poluentes e a produção de ruídos.
Atualmente, no Estado, somente a cidade de São Paulo faz esse tipo de fiscalização. A implantação, gradual, começou no ano passado. A inspeção é feita por empresa privada.
O objetivo da inspeção ambiental é reduzir a emissão de poluentes pelos veículos, mantendo-a dentro dos padrões recomendados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente.
O projeto do governo José Serra (PSDB) prevê a inspeção para as cidades com menos de 3 milhões de veículos. Esse limite foi estabelecido para excluir a cidade de São Paulo (frota de 6,6 milhões), que já tem suas normas de fiscalização.
Questionado pela Folha, o governo não soube dizer quais veículos serão vistoriados. Na capital, a vistoria abrange só os fabricados a partir de 2003.
Segundo o Detran, excluída a capital, o Estado tem quase 13,3 milhões de veículos.
A inspeção caberá às prefeituras. Elas terão apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Cetesb na capacitação dos técnicos municipais que porão em prática o programa. Segundo a secretaria, as prefeituras poderão firmar consórcios intermunicipais para contratar as empresas que farão as inspeções.
Na capital, os donos de veículos pagam uma taxa de inspeção. Quando seus veículos são aprovados e estão devidamente licenciados, se os donos não tiverem dívida com a prefeitura nem com o Detran, o valor é devolvido. Quando os veículos são reprovados, os donos têm 30 dias para regularizá-los em qualquer oficina.


Texto Anterior: Acidente e protestos prejudicam trânsito
Próximo Texto: Justiça: Associação de professores de SP tem bens penhorados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.