São Paulo, segunda-feira, 18 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VESTIBULAR
Provas começaram ontem, com 84 questões de conhecimentos gerais de múltipla escolha
Unesp tem 10,5% de abstenção no 1º dia

FERNANDO TADEU SANTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Começou ontem, com a prova de conhecimentos gerais, o vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista).
O índice geral de abstenção no primeiro dia de prova da instituição foi de 10,5% (o mesmo do ano passado), o que representou a ausência de 8.269 candidatos no concurso. Na grande São Paulo, não compareceram 3.871 inscritos (17,7%), e no interior do Estado o índice atingiu 7,7%.
Na prova de ontem, os vestibulandos responderam a 84 questões de múltipla escolha de matemática, biologia, geografia, física, história, química e língua estrangeira (inglês ou francês).
Os exames continuam hoje à tarde, com a prova de conhecimentos específicos. Serão 25 questões dissertativas que deverão ser respondidas de acordo com a opção de carreira dos candidatos (exatas, humanas ou biológicas).
Por causa das chuvas em todo o Estado, os organizadores do vestibular da Unesp pedem que os candidatos cheguem mais cedo aos locais de prova. "Além da chuva, o comércio de Natal deve complicar ainda mais o trânsito", disse Fernando Dagnoni Prado, coordenador do vestibular da Unesp.

Comentários
Segundo professores ouvidos pela Folha, o exame deste ano não teve surpresas.
"A prova de matemática foi bem abrangente; as questões não foram muito trabalhosas", disse Gregório Krikorian, professor de matemática do curso Objetivo.
"Uma prova com boas questões de zoologia, botânica e fisiologia animal. Os seres transgênicos também caíram", afirmou Constantino Carnelos, professor de biologia do Objetivo.
Para Francisco Alves da Silva, professor de história, os temas de Brasil e América foram os mais explorados. Silva diz, entretanto, que a questão de número 52 é polêmica. "Ela tratava dos desdobramentos das reformas religiosas e da Contra-Reforma no século 16 e 17, com duas alternativas corretas", disse.
Os candidatos de Ribeirão Preto disseram ter encontrado mais dificuldade nas questões da área de exatas (matemática, química e física).
De acordo com a candidata Bethina Cabral Rigue, 18, de Santa Rita do Passa Quatro, o grau de dificuldade das questões deixou mais distante seu sonho de entrar em nutrição. "Não sei se vou conseguir média para passar."
O técnico em radiologia Adilson Donizete Altino de Lima, 28, de Ribeirão Preto, afirmou ter encontrado maior dificuldade em inglês. Lima, que é professor de radiologia na USP, tenta uma vaga para medicina.
O gabarito e as questões da Unesp, resolvidas pelos professores do curso Objetivo, e de todos os vestibulares realizados no final de semana, estão no Fovest Online (www.fovest.com.br).
Mais informações sobre o vestibular da Unesp no tel. 0/xx/11/ 3874-6300.


Colaboraram as Regionais



Texto Anterior: Trânsito: Acidente causa 11 mortes em estrada de MG
Próximo Texto: Consumo: Peça indicação sobre acampamento de férias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.