São Paulo, sábado, 18 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TSE pára diplomação em SC em plena cerimônia

JAIRO MARQUES
DA AGÊNCIA FOLHA

Em plena cerimônia oficial de diplomação, o prefeito eleito de Florianópolis, Dário Berger (PDSB), foi surpreendido com uma ordem do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que o ato não fosse realizado.
A Justiça concedeu liminar solicitada pelos advogados do candidato derrotado à prefeitura da capital catarinense Chico Assis (PP). Eles alegaram que a diplomação não poderia acontecer antes que o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) julgasse um processo que acusa a campanha de Berger de usar estrutura pública, abuso do poder político e pede a cassação da candidatura tucana. Os advogados argumentaram que a avaliação do mérito da ação estava atrasada.
A denúncia é relativa ao uso de um caminhão da PM de Santa Catarina e de policiais fardados, flagrados em um vídeo, ajudando na organização de um comício de Berger. Os tucanos se dizem vítimas de uma "armação".
Em primeira instância, a ação foi considerada improcedente. O presidente do TRE-SC, o desembargador Carlos Prudêncio, encaminhou ontem um ofício ao ministro Luiz Carlos Madeira, que suspendeu a diplomação, explicando que o julgamento do caso está dentro do prazo legal.
Berger foi avisado da decisão já dentro do ginásio onde iria ser diplomado. Seus advogados já entraram com recurso.

Unaí
O fazendeiro e prefeito eleito de Unaí (MG), Antério Mânica (PSDB), que é apontado como um dos mandantes da chacina de quatro funcionários do Ministério do Trabalho, em janeiro deste ano, foi diplomado ontem à tarde.
Mânica estava preso no presídio Nelson Hungria, em Contagem, desde a semana passada, mas conseguiu anteontem um habeas corpus do TRF (Tribunal Regional Federal) e, com isso, pôde ser diplomado normalmente.
O novo prefeito de Unaí nega o envolvimento da família (seu irmão também foi acusado) no crime. Em outubro, ele recebeu na cadeia a notícia de que havia sido eleito com 72% dos votos. Como não possui condenação definitiva, não há restrição à posse.


Texto Anterior: Festa tem ar de "formatura" e estilos variados
Próximo Texto: Cesar Maia será diplomado hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.