São Paulo, sexta-feira, 19 de janeiro de 2001

Próximo Texto | Índice

NAS RUAS DE SP
Metade da via expressa no sentido Interlagos (altura do Jaguaré) está interditada em razão de desnível de 50 cm
Marginal afunda e complica o trânsito

MELISSA DINIZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O motorista que for utilizar hoje a marginal Pinheiros deve se preparar para enfrentar congestionamento e ficar atento para não se envolver em batida. O motivo é um afundamento de 50 cm que surgiu ontem na pista expressa no sentido Interlagos, 100 metros após a ponte do Jaguaré (zona sudoeste de São Paulo).
Os efeitos desse problema na marginal começaram a ser sentidos a partir das 11h de ontem, quando 2 das 4 faixas da pista expressa foram interditadas em razão de falha na estrutura de sustentação da pequena ponte sobre o córrego Jaguaré.
A interdição pode durar até seis meses, prazo previsto pela prefeitura para as obras de recuperação, que começam hoje. Circulam na marginal 350 mil veículos/dia, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Segundo a prefeita Marta Suplicy (PT), o serviço emergencial de recuperação da pista deve custar R$ 2 milhões.
Marta disse que a responsabilidade pelo problema é da administração anterior, que deveria ter agido para evitar o dano. "Havia um projeto para recomposição e manutenção, eles sabiam que a situação era perigosa, mas não deram continuidade."
O secretário de Comunicação Social da administração Celso Pitta, Antenor Braido, disse que, a partir do dia 1º de janeiro, São Paulo é de responsabilidade da prefeita. "A cidade tem muitos problemas diários e a administração anterior optou por resolver os mais urgentes."
A CET pede que os motoristas evitem passar pelo local. Por volta das 19h30 de ontem, foram registrados 99 km de lentidão por causa do afundamento.

Congestionamento
O trânsito de São Paulo ontem foi atípico para um período de férias escolares. De manhã, a CET chegou a registrar 132 km de lentidão. O motivo, segundo os técnicos, seria o tombamento de dois caminhões durante a madrugada.
Por volta das 4h, um veículo que transportava carga roubada tombou na marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, próximo à ponte Eusébio Matoso.
O caminhão carregava computadores, perfumes e óleo de cozinha roubados. A carga se espalhou pela pista e os ladrões fugiram. Marcas de sangue no interior do veículo indicam que menos um deles se feriu no acidente.
O motorista do caminhão, Luiz Antonio Mantovani, disse que foi rendido por quatro homens, às 20h de anteontem, na estrada de Itapecerica da Serra.
Os ladrões seguiram com o veículo até uma empresa em Santo Amaro (zona sul). Lá, eles renderam os funcionários, obrigando-os a carregar o caminhão com os produtos roubados.
O outro tombamento aconteceu na pista expressa da marginal Tietê, sentido Castelo Branco/ Ayrton Senna, embaixo da ponte do Limão. O veículo só foi removido por volta das 8h. As faixas esquerda e central ficaram interditadas. Não houve vítimas.


Colaborou FERNANDO BARROS, da Reportagem Local


Próximo Texto: Saiba evitar o trecho onde há lentidão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.