São Paulo, sexta-feira, 19 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INCÊNDIO
Muitos se refugiaram na laje do prédio; cinco pessoas ficaram feridas
Fogo assusta morador do Alto da Lapa

DA REPORTAGEM LOCAL

Um incêndio de aproximadamente uma hora pregou um susto nos moradores de um condomínio no Alto da Lapa, região de classe média alta, na zona noroeste de São Paulo, ontem de manhã.
Não houve vítimas graves, e o Corpo de Bombeiros realizou cinco atendimentos -uma pessoa com um corte na mão e quatro que precisaram receber oxigênio. Mas o excesso de fumaça causou pânico, e muitos moradores foram para a laje do prédio.
O fogo começou por volta das 8h30 no apartamento 83 do edifício Veleiros, um dos seis que formam o condomínio Ilhas do Sul. Seis pessoas estavam no apartamento, mas nenhuma se feriu.
Segundo o síndico, Darci Luiz Leite Kirst, a causa do incêndio foi um curto-circuito num computador, mas nem os bombeiros nem a moradora que "descobriu" o fogo confirmam a versão. "Ainda será preciso fazer uma perícia", afirmou o coronel Jair Paca de Lima. Evelin, 20, disse que viu fogo primeiro no sofá do escritório.
O computador, entretanto, foi atingido e, por ser revestido de plástico, provocou o aumento da fumaça e da fuligem.
"Minha empregada me acordou, dizendo que estava sentindo um cheiro estranho. Quando vi, a fumaça entrava toda pela janela", conta o professor Paulo Boulos Filho, 30, morador do 11º andar. Ele decidiu descer até o térreo.
Segundo Lima, a atitude foi correta. "A fumaça e o fogo tendem a ir para cima. As pessoas pensam que, subindo, vão respirar melhor, mas se enganam e dificultam o trabalho dos bombeiros."
Uma das que foram para a laje, Andréa Abas, 30, levou também o filho Rafael, 1. Segundo ela, na confusão, alguém sugeriu que todos subissem. Andréa teve de tomar oxigênio depois de descer.
Por volta das 9h30, o fogo já havia terminado. O primeiro atendimento foi dado por uma brigada de incêndio do conjunto, onde moram 480 famílias. Um apartamento, segundo o síndico, vale cerca de R$ 450 mil, e a taxa do condomínio é de R$ 600.


Texto Anterior: Ex-aluna diz que denunciou, em 97, professor de física de Belém (PA)
Próximo Texto: Estradas: 3 morrem após explosão de caminhões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.