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É preciso conceder incentivos para os interessados, diz pesquisador
DA REPORTAGEM LOCAL
A ociosidade de vagas públicas para formação de professores é um dos melhores exemplos da crise que vive o magistério, diz o pesquisador da Unesp
João Cardoso Palma Filho. "A
situação é tão ruim que nem vaga gratuita o pessoal quer."
Palma Filho, membro do
Conselho Estadual de Educação, defende que o poder público conceda incentivos diretos,
como bolsas, aos estudantes
que escolham essas carreiras.
(FÁBIO TAKAHASHI)
FOLHA - Por que sobram vagas até
em cursos públicos para formar professores?
JOÃO CARDOSO PALMA FILHO - A
carreira do magistério é pouco
atrativa para o jovem. Ele vê
notícias de que a profissão está
ruim, os professores ganham
mal. O próprio professor dele
reclama, os sindicatos criticam
as condições de trabalho.
Com esse panorama, que em
geral é real, o estudante não se
sente atraído para a área. A situação é tão ruim que nem vaga
gratuita o pessoal quer.
Nas capitais não costumam
sobrar vagas públicas, mas a relação candidatos por vaga nos
vestibulares vem caindo rapidamente. Se continuar assim,
em breve, pode haver ociosidade inclusive em São Paulo.
FOLHA - Como mudar a situação?
PALMA FILHO - No curto prazo, é
preciso conceder incentivos
reais aos alunos que estão terminando o ensino médio e decidam ir para os cursos do magistério. Podem ser bolsas de
estudos, recursos para alojamento, alimentação, materiais.
Mesmo nas universidades
públicas, em que os cursos são
gratuitos, os alunos precisam
de dinheiro para se manter.
FOLHA - Qual impacto terão projetos como piso nacional para docentes e reajuste salarial com base em
uma prova [implementado em SP]?
PALMA FILHO - Se forem bem implementados, são boas tentativas para o longo prazo. Podem
atrair mais gente para o magistério. Mas há sempre o risco da
descontinuidade. Uma mudança que precisa ser feita é nos
próprios cursos de formação,
principalmente nas licenciaturas. Há muita carga teórica e específica daquela matéria, mas
pouco aprendizado de como
transmitir os conhecimentos.
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