São Paulo, Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIOLÊNCIA
Boletim da Polícia Civil traz índice maior de assassinatos no Carnaval do que o divulgado pela PM, que confirmava só 33
Em novo cálculo, Rio registra 105 homicídios

da Sucursal do Rio

A Secretaria da Comunicação do governo do Rio divulgou boletim às 19h11 de ontem informando que, segundo dados da Polícia Civil, houve 105 homicídios no Estado durante o Carnaval, sendo 44 deles registrados na capital.
A nota foi distribuída apenas três horas após a Polícia Militar do Estado ter divulgado informações segundo as quais teriam ocorrido 81 mortes suspeitas no mesmo período, sendo que, dessas, apenas 33 seriam homicídios. Os 48 casos restantes foram registrados como ""encontro de cadáveres" -termo usado para definir mortes que, teoricamente, não puderam ter suas causas identificadas imediatamente pela polícia.
A nota do governo do Estado diz que a divergência entre os números da Polícia Civil e da PM "são fruto dos diferentes locais de recolhimento das estatísticas".
Segundo o comunicado, "nem sempre a PM identifica imediatamente um crime de homicídio e algumas vezes não é avisada da ocorrência -na capital, vítimas são levadas com vida para hospitais, e, no interior, é comum crimes serem comunicados diretamente às delegacias".

Confusão
A confusão sobre os números de mortos no Carnaval começou quando o próprio governador do Estado, Anthony Garotinho, disse, na segunda-feira, em pleno Sambódromo, que apenas quatro assassinatos teriam ocorrido até então em todo o Estado.
Na quarta-feira, durante todo o dia, foi impossível levantar os números oficiais junto aos órgãos responsáveis -PM, Polícia Civil e Secretaria de Segurança Pública. Somente no começo da noite, a assessoria de imprensa do palácio do governo informou que tinham ocorrido 33 homicídios no Estado, sendo 21 deles na capital.
Ao longo do dia de ontem, esses números foram confirmados por meio de um relatório elaborado pelo Estado Maior Geral da Polícia Militar do Estado e divulgado pela assessoria de imprensa do governo estadual.
Três horas depois, no entanto, a mesma assessoria divulgou a nota corrigindo as estatísticas.
Ainda de acordo com o texto oficial, houve uma queda de 27,1% no número de homicídios na comparação com o Carnaval do ano passado: de 144 mortes em 98 para 105 este ano.
Ontem de manhã, durante uma entrevista à rádio CBN, o governador ainda usou os números da PM. ""A cidade (do Rio) teve o menor número de homicídios nos últimos 13 anos. Foram apenas 21 homicídios. A gente fala apenas, mas com dor no coração, porque são 21 vítimas. Mas, de qualquer forma, é um número bem menor do que o registrado nos anos anteriores"", afirmou Garotinho.


Texto Anterior: Vestibular: Unicamp matricula aprovados na 2ª lista hoje
Próximo Texto: Números não são confiáveis
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.